quarta-feira, 16 de julho de 2014

COLHERADA // A melhor torta vai para...

Erika Klingl
Colunista e Crítica de Gastronomia do Gastronomix

Foi uma tarefa difícil. Tenho que admitir. Na semana passada, fizemos aqui em casa uma votação da melhor torta do mundo. Meus pais trouxeram na bagagem depois de uma viagem à Europa dois bolos de chocolate comprados em Viena, na Áustria. A proposta era exatamente essa: provarmos as duas tortas e discutirmos longamente as vantagens e defeitos (não achamos nenhum) de cada uma delas. Que debate delicioso, não é mesmo?

Boa parte das pessoas acredita que o berço da confeitaria mundial é a França. Na verdade, foram os franceses que começaram a redigir as receitas, mas as influências vieram de inúmeros outros países europeus e asiáticos. Um dos mais importantes deles é a Áustria.

E, em Viena há duas casas que representam o expoente da confeitaria Austríaca. São cafés de dois hotéis: o Sacher e o Imperial. Cada um oferece uma diferente torta de chocolate e ambos disputam a mais de um século o título de melhor bolo de Viena.
A Sachertorte é mais famosa entre outras coisas porque é vendida em diferentes cidades. São mais de 250 mil unidades desse bolo comercializadas só na Áustria todos os anos. E em Londres, por exemplo, está prevista a abertura de um Café Sacher ainda em 2014. O bolo é feito com uma massa não muito doce e bastante leve (quase um pão de ló de chocolate). Entre duas camadas dessa massa, há uma camada de geleia de damasco bem azedinha.

O principal segredo da Sachertorte está na cobertura de chocolate amargo que a envolve. Além de não divulgarem a quantidade exata do cacau na composição do chocolate, ele é perfeitamente temperado e mantém a umidade dentro do bolo. Mesmo assim, em Viena, só se serve uma fatia acompanhada por chantili. Para se ter uma ideia do tamanho da tradição, essa torta foi registrada em 1876 pelo filho do dono do Hotel Sacher. Depois, houve uma briga judicial com outro confeiteiro pelo nome da torta e a disputa só terminou em 1965 com a vitória dos Sacher...
Há 500 metros do Hotel Sacher, fica o Imperial. Lá é servido desde 1873 a Tart Imperial, baseada em uma receita secreta que se diz ter sido criado por um aprendiz da cozinha quando o imperador Franz Joseph abriu o Hotel. Dessa vez, o segredo está na trufa de chocolate que recheia as finas camadas de bolo. A cobertura é um show a parte. Chocolate temperado e um camada generosa de marzipan. A torta também se mantem úmida e dura mais de dois meses dentro da caixa de madeira usada para armazená-la.

Por falar em caixa. As duas tortas podem ser transportadas para qualquer lugar do mundo porque são embaladas como preciosas jóias. Primeiro, são embrulhadas em plástico, depois encaixadas em embalagens de papelão timbrado e preenchido com papel e, finalmente, colocadas em caixas feitas de pinho com fecho de metal dourado.
Eu já tinha provado as duas tortas em diferentes situações. Mas nunca as duas juntas. Na minha lembrança, a melhor era a Sacher. Ganhei de aniversário da minha avó quando fiz 24 anos (12 anos atrás) e na ocasião achei que era a coisa mais especial que já tinha provado. A Imperial eu tinha provado em Viena alguns anos depois, mas não superou a minha memória afetiva.  

Para a minha surpresa, semana passada mudei de ideia. O gosto das amêndoas presente na cobertura de marzipan da Imperial é de uma elegância sem fim. Virei a casaca em matéria de torta!

No entanto, tenho que reconhecer que a votação não foi unânime e o resultado final foi empate. Mas no fundo, ninguém se importou com a eleição. Bom mesmo foi a experiência!
Hotel Sacher
Philharmonikerstraße 4
Telefone: +43 1 514560

Hotel Imperial
Kaerntner Ring 16
0800-761-0770

Nenhum comentário: