quarta-feira, 11 de junho de 2014

GASTRONOMIA // Olivae aposta em cozinha autoral

O chef Agenor Maia surgiu, para muitos, na cena gastronômica no ano passado quando abriu as portas do restaurante Olivae. Ledo engano. Antes de assumir o papel de cozinheiro, ele trabalhou dez anos com assistência técnica com equipamentos inox para cozinha, passou dois anos em Portugal aprontando nas tascas de lá e por dois estágios em cinco meses no D.O.M (em São Paulo,do chef Alex Atala) e no Astrid y Gaston (em Lima, do chef Gaston Acurio). Voltou para Brasília, trabalhou um tempo no Villa Tevere e mergulhou na ideia de abrir a própria casa. Para isso, juntou-se com a esposa, mãe e irmã.

Depois dessa trajetória, Agenor está investindo na sua identidade, na sua marca. Pesquisa e testa pratos com produtos brasileiros, do Cerrado e, é claro, com comidas que levam azeite – que dá nome ao restaurante. 
Preciosidades no cardápio como o croquete de capivara com geleia de cagaita e o espaguete de pupunha (aprendido com o mestre Atala) estão entre os destaques.
Sem deixar de lado pratos como o frango com gema de pequi e farofinha de pão e a língua de Kobe curada com cenoura e beterraba fermentada com queijo meia cura e redução de maçã verde.  

No segundo semestre, ele vai reservar dois dias na parte superior do Olivae para apresentar menu degustação (quatro ou oito etapas) com criações, novas receitas, técnicas e ingredientes sazonais. A proposta é parecida com o que a chef Bel Coelho fazia no Clandestino, às terças, em São Paulo, quando os convivas degustavam um menu mais autoral e ousado. 

Olivae
405 Sul, bloco B, loja 2
Telefone: (61) 3443-8775

Nenhum comentário: