quarta-feira, 28 de maio de 2014

RECEITAS // O empadão goiano, por Paulo Rabello

Esta semana, o chef paulistano Paulo Rabello está ministrando aulas de cozinha brasileira na Escola João Dória Jr., em São Paulo. Do tutu à mineira, do Sudeste, ao baião-de-dois, nordestino, são 12 pratos ensinados, três por aula. Aqui, ele nos dá uma amostra, com a receita do empadão goiano.
Empadão goiano
Ingredientes:
Recheio:
2 peitos de frango
Milho verde fresco cozido
Ervilhas frescas ou congeladas
1 xícara de molho de tomate
1 palmito cozido ou 1 vidro de jurubebas
4 tomates grandes e maduros
2 cebolas picadas
2 dentes de alho
Cheiro verde e sal
3 colheres de sopa de amido de milho

Massa:
14 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de óleo
1 ovo
1 colher de café de fermento em pó
3 a 4 colheres de água morna
Modo de preparo:
Recheio: Cozinhar levemente o peito de frango. Reservar o caldo. Desfiar o frango e refogar com a cebola, o alho, os tomates e acrescentar o milho, a ervilha e o palmito. Engrossar com o amido de milho com o caldo do frango; não deixar muito grosso, tem que ficar um pouco úmido. Deixar esfriar.
Massa: Misturar todos os ingredientes em uma vasilha, amassar bem e acrescentar água o quanto baste até desgrudar das mãos e deixar descansar por 30 minutos.
Montagem:
Dividir a massa em duas partes e abrir com o rolo, até ficar uma massa fina. Com uma das partes, cobrir a forma de torta tamanho médio e colocar o recheio, cobrir com a outra metade. Pincelar com gema de ovo e levar para assar no forno pré-aquecido a 250º por 40 minutos ou até que doure.

Nenhum comentário: