sexta-feira, 2 de maio de 2014

DRINK_ME // Movimento Botando a Banca

Juliana Raimo
Colunista do Gastronomix

Nasce o Movimento Botando Banca, restaurantes que oferecem comida acessível em suas calçadas unem-se para estimular a cultura de comer na rua de forma rápida, gostosa, despretensiosa e com bom custo-benefício. Grupo lança ainda um manifesto e um mapa com todas as iniciativas.
O movimento surge de um grupo de restaurantes que, cansados de ver a cidade à margem de uma vida efervescente nas ruas, resolveu ocupá-las com suas comidas e se fazer ouvir. A ideia surgiu dos restaurantes Tordesilhas, Suri Ceviche Bar, Obá Restaurante, AK Vila e da doceria La Vie en Douce, em parceria com a Coentro Comunica, agência de comunicação especializada em gastronomia, e com apoio da Deni Bloch Divulgação. Ao perceberem afinidades nas iniciativas que promoviam individualmente para fora de cada um de seus muros, este grupo resolveu unir forças por uma causa comum: ocupar as ruas levando comida de qualidade e a preços acessíveis.
Depois de muitas discussões sobre o assunto nasceu o Manifesto Botando Banca, que tem como premissa desmistificar a comida de rua e trazê-la para o calendário cultural da cidade. Para colocar os eventos de vez no calendário paulistano, a Coentro Comunica criou um mapa com a localização de cada restaurante, os horários e informações das iniciativas de cada um deles, junto com um guia de outros programas culturais próximos, que podem ser feitos antes ou depois.

Entre as sugestões está o badalado samba do Ó do Borogodó, perfeito para os animados que acabaram de provar os ceviches e piscos ao som de cúmbias no Suri Ceviche Bar. Ou ainda, o teatro do Conjunto Nacional e o cinema do Cine Sesc, perfitos para continuar a noite depois de comer um tacacá no Tordesilhas ou as tostadas do Obá.


Junto as comidinhas servidas nas barracas em frente aos restaurantes, existem drinks também acessíveis e que complementam as sugestões servidas naquela dia.
Nas próximas edições de cada evento, estarão a disposição do público folders coloridos impressos com o mapa completo, o manifesto e o serviço de cada participante. 

- Participantes:

AK na Rua
Diariamente - Falafel no pão e outros quitutesRua Fradique Coutinho, 1240 Vila Madalena
Domingo CevicheroTodo último domingo do mês, 18h às 21h - CevichesRua Matheus Grou, 488 Pinheiros
  
Obá na CalçadaToda última quinta do mês, 18h às 21h
Tostadas, acarajés, e outros quitutesRua Melo Alves, 205
Hypadinhas da CaroleSábados - RaspadinhasRua da Consolação, 3161
Tem Tacacá na Tietê
Primeira quinta do mês, 17h às 20h- TacacáAl. Tietê, 489

- Agradecimento: 
Coentro Comunica 11 4115 8159

Nenhum comentário: