quinta-feira, 22 de maio de 2014

30ml // Ouro, prata e bronze

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Não tem jeito. A revista Comer e Beber, editada pela Veja Brasília, a exemplo do que acontece em outras grandes cidades, é um guia dos mais disputados entre donos de restaurantes, bistrôs, bares, padarias e, claro, cafeterias. 

Este ano tive o prestígio de ser um dos jurados do prêmio na categoria Comidinhas, que incluía a missão de escolher entre não muitas, mas boas opções, o melhor café da cidade.  

Bom, o resultado já saiu, o prêmio já foi entregue e os votos já foram revelados. No caso, votei com a maioria e elegemos o Objeto Encontrado o melhor lugar para se tomar um bom café na cidade. Devo admitir que, em dez categorias, esta foi uma das poucas em que acertei o vencedor. Deve ser problema do jurado, não dos ganhadores, mas o assunto é outro...

Em disputa com outras cafeterias da cidade, o Objeto levou o prêmio porque conseguiu alcançar, em pouco tempo, o objetivo de servir café de qualidade com simplicidade. Em consonância com o comentário que já fiz aqui na coluna sobre a cafeteria, a revista também faz um relato bastante coerente sobre seus predicados. 

Muita gente pode não gostar, porque não tem um serviço de restaurante estrelado, não serve docinho nem biscoito junto à xícara, nem copinho de água com gás. Mas pra quem gosta de café, é o café que interessa...

Em segundo lugar na categoria ficou o Ernesto Cafés Especiais, que foi o eleito dois anos seguidos e figura, sim, entre as melhores casas do ramo na capital do país. 

Outro destaque entre os indicados também já foi mencionado aqui na coluna por mais de uma vez: o Grenat, que embora não tenha disputado diretamente o prêmio, já foi campeão também por dois anos consecutivos.  

A votação da Veja BSB foi, portanto, uma radiografia apurada das boas casas do ramo no quesito cafeteria. Esta seria, também, a minha ordem caso tivesse de distribuir medalhas de ouro, prata e bronze. Na verdade, fico na torcida de que haja várias medalhas, para diferentes casas. Por enquanto, não há muito como fugir dessa tríade...

Nenhum comentário: