sexta-feira, 21 de março de 2014

DRINK_ME // Moscow Mule, clássico contemporâneo

Juliana Raimo
Colunista de Drinks do Gastronomix
Um dos meus drinks preferidos hoje em dia é um clássico inglês que se popularizou nos EUA e no Canadá. Moscow Mule é um drink gasoso com sabor de gengibre, adoçado com açúcar. É um “soft drink”. A bebida original não é mais produzida, mas feita de forma caseira em algumas casas pelo mundo.

A receita original, leva gengibre, açúcar, água mineral, suco de limão e uma bactéria conhecida como “beer plant”. Fica fermentando por alguns dias até se formar a bebida com teor alcoólico de 11%. Mas o soft drink produzido hoje é bem menos alcoólico.


A diferença entre o ginger beer e o ginger ale é a quantidade de gengibre que no primeiro caso é bem mais acentuado. Esta bebida pode ser misturada com cerveja ou com rum escuro. É o principal ingrediente neste cocktail.


Ficou popular durante a “mania” de se beber vodka nos EUA nos anos cinquenta. O nome se refere a percepção, ao efeito que a vodka russa causa nas pessoas.
Em homenagem a este clássico, indico aqui dois endereços para se tomar este drinks dentro e fora do Brasil. Nas terras estrangeiras, existem um bar em Milão que tem o próprio nome do drink, o Moscow Mule Bar:
Em São Paulo, recomendo o Brasserie des Arts, com o chef de bar, o brasileiro Marcelo Serrano, um dos principais bartenders  a resgatar este coquetel no Brasil, criando uma releitura bem interessante do mesmo. Em seu coquetel, Marcelo adiciona uma espuma de gengibre (home made) e angostura bitter, tem que conferir!
E para os que conseguirem  trazer de fora algumas garrafas de Ginger Beer, segue a receitinha do mesmo:

Moscow Mule
- 25ml de vodka
- 25ml de suco de limão
- 75ml de ginger beer

Modo de preparo: adicione todos os ingredientes em uma caneca (ou em um copo de cobre - forma tradicional) com gelo e sirva.
Bar Moscow Mule
Via Teodosio, 60, 20131 Milano, ItáliaTel:+39 393 352 7617
Brasserrie des Arts
Rua Padre joao Manuel,1231 Jardins, São PauloTelefone:(11) 3061-3326

Nenhum comentário: