quinta-feira, 6 de março de 2014

RECEITAS // Sauté de porco, por Flávia Quaresma

Convidada pelo indústria catarinense de cerâmicas Ceraflame, a chef Flavia Quaresma deveria escolher uma das peças do fabricante e preenchê-la com uma de suas receitas. O gosto da chef recaiu sobre uma caçarola capaz de ir direto do fogo à mesa, na qual ela preparou o Sauté de porco com mostarda e cogumelos. Eis a receita:
Sauté de porco com mostarda e cogumelos.

Ingredientes
800g de pernil ou picanha de porco, cortado em cubos de 3cm
50 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta branca moída na hora
25g de farinha de trigo
300ml de vinho madeira
800ml de caldo de músculo
120g de mostarda à l’ancienne
60g de mostarda dijon
Tomilho
250ml de creme de leite fresco
200g de shitake em cubos
200g de cogumelos-de-paris pequenos
250g de cebola pérola (cebolinhas para conserva) sem casca
35g de manteiga sem sal
35gramas de açúcar
Água e sal
Salsa picada


Modo de preparo
- Esquente uma frigideira com azeite de oliva.Tempere os cubos de porco com sal e pimenta branca e sele todos os lados no azeite de oliva quente.
- Retire as carnes da frigideira e o excesso de óleo, aqueça um pouco e acrescente o vinho madeira. Deixe ferver por uns dois minutos, mexa bem e reserve.

- Aqueça uma panela com meia colher de azeite de oliva, coloque os cubos de carne selados e em seguida salpique a farinha de trigo.

 - Mexa bem, acrescente o vinho madeira reservado, o caldo de músculo, o tomilho e as mostardas à l’ancienne e dijon. Misture tudo, dê uma boa fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente. O tempo de cozimento pode variar de 40 a 60 minutos.

- Salteie os cubos de shitake em azeite de oliva temperando com sal e pimenta do reino. Faça a mesma operação com o cogumelo-de-paris. Misture os dois cogumelos salteados e reserve.

- Coloque as cebolinhas sem casca numa panela com açúcar, manteiga, sal e água. A água deve ser apenas o suficiente para cobrir as cebolinhas. Leve ao fogo médio mexendo de tempos em tempos até as cebolinhas ficarem caramelizadas. Reserve.

- Quando a carne de porco estiver bem macia acrescente o creme de leite e se necessário mais mostarda à l’ancienne.

 - Minutos antes de servir, acrescente os cogumelos e as cebolinhas caramelizadas e dê uma boa aquecida.No momento de servir salpique salsa picada.

Nenhum comentário: