sábado, 29 de março de 2014

ABOBRINHAS // Saúde no DNA

Luciano Milhomem
Colunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Brasília pode parecer pequena à primeira vista, especialmente para quem só freqüenta o Plano Piloto. Ainda assim, o chamado “perímetro tombado” (mérito do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico Nacional) é maior do que parece. Ele pode não ter esquinas e vielas, mas tem tantas entrequadras, e o comércio delas varia tanto, que, volta e meia, quem passa por elas descobre uma novidade – ou uma porta há muito ali, porém ainda não descoberta.

Esse foi meu caso quando deparei com a sucursal brasiliense da lanchonete DNA Natural, na entrequadra da 104 Sul. Grata surpresa! Com mais de 60 lojas no país, ela exibe um cardápio que têm tudo para agradar a gregos e troianos: saladas, sanduíches, risotos, sopas, omeletes, doces, sucos, vitaminas, smoothies. Pode-se almoçar, lanchar e jantar ali. Como se não bastasse, o atendimento costuma estar acima da média brasiliense – o que é uma vantagem e tanto!

Claro que não provei nenhum grelhado, exceto o hambúrguer de soja. Carnes não são meu forte, como as leitoras e leitores desta coluna já estão cansados de saber. Mas há a opção “mix de alface” com até cinco itens à escolha do cliente: rúcula, espinafre, tomate comum, tomate-cereja, tomate seco, azeitonas, cenoura rolada, abacaxi, milho, ovo de codorna, croutons, queijo Minas Frescal e, para os carnívoros de dieta, o célebre peito de peru. Para temperar a salada, há as opções de molho French, Italiano, Caesar, Mostarda & Mel, Barbecue e Shoyu.
A casa oferece também cinco tipos de salada pronta: Caesar Salad, Caesar Filé Mignon, Caesar Frango, Capresita e Salada Mix. Claro está que meus leitores mais assíduos não levarão em conta as que levam frango e filé...

Quem estiver com mais fome pode pedir grelhados (tilápia, salmão, hambúrguer de soja, camarão, frango grelhado e filé mignon) com acompanhamentos, como arroz branco ou integral, feijão, mussarela de búfala, pasta de atum e batata chips.

Se estiver ali para lanchar, o cliente tem quatro opções de sanduíche (atum, frango, peito de peru e tomate seco); cinco de pressata – um tipo de massa prensada semelhante ao crepe (Caprese, Light, Frango, Mignon com Cheddar e Marguerita); quatro de wraps frios (atum, frango, peito de peru e tomate seco); mais seis de wraps quentes (camarão, filé mignon, filé mignon especial, frango, salmão, peito de peru, tomate seco e mussarela de búfala).
Se ainda couber mais comida no estômago, segue o menu de sobremesas: três tipos de tigela de açaí, dois de mini wraps (banana com doce de leite e morango com Nutella); o onipresente petit gateau; e a torta integral de banana (recomendo que os menos gulosos a dividam com alguém, pois a porção é bastante avantajada).

As opções de suco chegam a confundir: são 32! Há desde o clássico suco de laranja até exóticos como o Xô-TPM (morango, melancia, acerola e mel) ou o Cura Ressaca (água de coco, limão e hortelã). Para os que preferem smoothies, há cinco opções apenas, mesma quantidade de alternativas de vitaminas (todas com leite desnatado).

Para as crianças, a casa oferece o Cardápio Kids, com quatro opções de refeição, porém todas levam algum tipo de carne. 
O DNA Natural é obra e graça de Jeane Moura. Criadora da marca, ela viu em uma alimentação mais saudável uma oportunidade de negócio e resolveu abrir um fast food  em um shopping center de Florianópolis, Santa Catarina. Antes, ela dedicou anos à experiência no ramo comercial, a estudos e cursos sobre o novo segmento. Finalmente, em 2007, inaugurou a primeira loja DNA Natural. O crescimento foi vertiginoso e, hoje, a casa está presente em 20 estados e no Distrito Federal, onde, além da loja na Asa Sul, há planos de se abrir outra em Águas Claras. Vale a pena conferir!

DNA NATURAL
CLS 104 Bloco B - Loja 01 - Asa Sul
Brasília/DF – Asa Sul
(61) 3297-0592, (61) 3297-0591

Nenhum comentário: