terça-feira, 1 de abril de 2014

TORÓ DE PALPITE// Comida de verdade

Lumi Kihara
Colunista de Comida do Gastronomix

Comer, como tudo na vida, é uma questão política. A chef Bia Groll, do Otto Bistrot, pensa assim. O restaurante, instalado numa casa antiga, escondidinha numa travessa da Consolação, serve real food, ou comida de verdade, feita artesanalmente, sem conservantes químicos.

O cardápio é sazonal, com inspiração na gastronomia européia. Alguns pratos estão quase sempre no cardápio, como o spaetzle (R$ 32,00), macarrão alemão, que pode ser acompanhado por uma camponata feita de berinjela, abobrinha, alcaparra e queijo parmesão. Ou o delicioso hambúrguer, levemente picante, gratinado com queijo brie e melaço de cana, com legumes salteados (R$ 35,00).
O real food tem tudo a ver com o slow food, um movimento surgido na década de 1980 na Itália em reação ao fast food, que, basicamente, defende o direito a uma comida de qualidade: o alimento deve ser saboroso, limpo e os preços justos para quem produz e para quem consome.

Isso significa uma política alimentar que rechaça enlatados, embutidos, congelados industrializados que encontramos nas gôndolas dos supermercados. O slow food abraça tradições alimentares e gastronômicas que foram e vêm sendo substituídas pelo comida industrializada.
“Grandes redes de supermercados esmagando os pequenos produtores locais, massificando a cultura, tudo isso tem a ver com o que você come, com a sua saúde”, prega a chef. Tanto que o real food ganhou força nas últimas duas décadas, com o aumento mundial de incidência de doenças como câncer e diabetes, sempre associadas com o consumo excessivo de alimentos industrializados.

A chef do Otto usa, preferencialmente, produtos orgânicos de produtores locais no cardápio do bistrô ou no serviço personalizado para eventos, que é o seu foco principal. Alguns pratos podem ser 80% ou, com sorte, 100% orgânicos, dependendo do que ela encontra no mercado do Shopping Ibirapuera, na Feira de Água Branca ou diretamente com os produtores. 

Bia Groll discorda que comida orgânica seja para bolso de barão. Se a referência são os preços do Otto Bistrot, ela tem razão: preço justo para quem produz e para quem consome.  


Otto Bistrot
Somente com reserva
Telefone: (11) 3231-5330

Nenhum comentário: