sábado, 9 de novembro de 2013

GASTRONOMIX// Noite feliz e bem gelada

Com o avanço do mercado das cervejas especiais, o vinho corre o risco de perder espaço na ceia de Natal. O beer sommelier Demian Salles, da rede Mr. Beer, por exemplo, sugere harmonizar receitas tradicionais dessa data com cervejas.
“Uma harmonização é sempre estudada buscando as similaridades e contrastes entre a bebida e o prato. A intenção é que, juntos, os dois elementos formem um terceiro sabor. Por isso, para que combinação seja eficaz é importante que as características da cerveja e do prato sejam conhecidas previamente afim de potencializar a experiência gastronômica”, ensina
Para tanto, Demian elaborou um roteiro de rótulos de cervejas artesanais que acompanham entradas e pratos principais que marcam presença na noite natalina. Confira:
Para acompanhar frutas secas, damascos e castanhas: cervejas do tipo Belgian Strong Ale ou Belgian Tripel. “A Gauloise Blond, Gauloise Tripel, Duvel, Delirium Tremens e a Tripel Karmeliet, são excelentes exemplares dos estilos”.
Para acompanhar rabanada, tender ou chester: Weizenbock, a Doppelbock ou a Belgian Dubbel. As dicas de Demian são a Engel Bock Dunkel, a Schmucker Doppelbock, a Tucher Bajuvator, a Gauloise Brune, a Westmalle Dubbel ou a Chimay Dubbel.
Para acompanhar bacalhau ou camarão: “Pode servir sem erro uma Bohemian Pilsner, uma Weissbier ou uma Witbier”. Rótulos desses estilos são a Tereza, a Engel Hefe-Weizen, a Schmucker Hefe-Weizen, a Schweiger Weiss, a Blanche de Namur ou a Colomba.
Para acompanhar pernil, leitão e peru: as melhores opção são os rótulos dos estilos Bock, Weizenbock, Dunkelweizen ou Rauchbier. Boas escolhas são a Engel Bock Hell, a Engel Bock Dunkel, a Schmucker Rose Bock, a Tucher Dunkelweizen, a Mikkeller Rauchpils ou a Bamberg Rauchbier.

Nenhum comentário: