quarta-feira, 9 de outubro de 2013

COLHERADA// Um prato para vencer preconceitos

Erika Klingl
Colunista e Crítica de Gastronomia no Gastronomix

Minha mãe não gosta de pratos feitos com carne de cordeiro. A culpa não é do coitado do cordeiro. É que a memória gustativa dela para esse tipo de prato está associada à carne de ovelha ou de carneiro. A principal diferença está na gordura. Nos pais do cordeiro, ela é mais presente e, quando mal feita, tem gosto meio rançoso.
Acontece que eu adoro. E queria convencer a minha mãe a abandonar os preconceitos e dar mais uma chance ao cordeiro. Para tanto, escalei uma receita que aprendi no curso de gastronomia do Iesb. Já tinha feito esse preparo muitas vezes e sabia que era grande a chance de sucesso.

É verdade que fiz algumas modificações na versão original como colocar as ameixas no início do preparo. Lá no curso de cozinha internacional, as ameixas são acrescidas no final. Mas eu acho que quando elas cozinham junto com a carne e as cebolas, se desmancham e formam um molho rico e meio doce.

Além disso, no prato original é usada a paleta. Não precisa. Já fiz com diferentes partes do cordeiro, inclusive o pernil e ficou muito bom. Para fechar, acrescentei a pimenta síria entre as especiarias usadas. E ficou bom demais!

Outra coisa que vale destacar é que essa receita, vinda do Marrocos, é feita na panela tagine. Eu até tenho aqui em casa. Mas não se prenda por isso. Se a carne for mais dura, como o pernil, dá para fazer na pressão. E se for mais macia, como o lombo é só usar panela normal.
           
O final da história foi como o esperado. Minha mãe provou sem saber o que era e adorou. Quando eu contei que era cordeiro, ela ficou desconfiada mas admitiu que cordeiro é mesmo bom demais.

TAGINE DE CORDEIRO
Ingredientes
Cordeiro – 1,5kg
Cebola – 5 cebolas médias
Ameixa preta seca – 200g
Gengibre – 5g
Alho – 3 dentes
Amêndoas em lascas – 50g
Azeite

Temperos:
- Açafrão em pó (cúrcuma)
- Pimenta síria
- canela (em pó e em pau)
- salsinha
- coentro
- pimenta do reino
- sal

Modo de fazer
- Cubra o fundo de uma panela com um fio de azeite. Assim que aquecer, acrescente as especiarias secas (açafrão, pimenta síria, canelas e pimenta do reino). Ao esquentar, você vai notar o aroma dos temperos sendo ativado pelo calor. 

- Coloque a carne cortada em cubos e mexa bem. Acrescente a cebola também cortada em pedaços médios. Acrescente o alho, o sal, o gengibre e as ameixas.

- Deixe cozinhar por uns 40 minutos olhando e mexendo sempre para não pegar no fundo. Às vezes é necessário colocar um pouco de líquido (pode ser água ou caldo de legumes).
Ao final, coloque as lascas de amêndoas e a salsinha com o coentro bem picadinhos. Pode ser servido com cuscuz marroquino ou com pão.

CUSCUZ MARROQUINO COM ERVAS
Ingredientes
2 e ½ xícara de cuscuz marroquino
2 e ½ xícara de caldo de frango ou de legumes
1 cebola bem picados
1 dente de alho bem picado
1 xícara commistura de ervas frescas: manjericão, hortelã, alecrim, salsa e cebolinha
2 colheres de manteiga
sal
azeite

Modo de fazer
- Aqueça o caldo. Em outra panela, aqueça um fio de azeite e doure a cebola e, em seguida, o alho. Misture esse preparo ao cuscuz e coloque sobre ele o caldo fervendo. Espere dez minutos para hidratar o cuscuz, mexendo de vez em quando, para não formar grumos.

- Coloque as ervas, o sal e as duas colheres de manteiga derretidas. Sirva.

Nenhum comentário: