sábado, 12 de outubro de 2013

ABOBRINHAS // Curitiba, capital do vegetarianismo

Luciano Milhomem
Colunista de Alimentação Saudável do Gastronomix

Há 16 milhões de vegetarianos no Brasil, segundo pesquisa do IBOPE realizada em 2012. É mais gente que a população de Portugal ou da Grécia. Se crescer mais um pouco, alcança a do Chile. É natural, portanto, que esse grupo comece a se organizar.

Curitiba tem se mostrado aberta à organização dessa turma. Recentemente, sediou dois grandes eventos de vegetarianismo: o 4º Congresso Vegetariano Brasileiro (Vegfest), iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira, realizado entre 25 e 29 de setembro, e a ViverCom – Feira de Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida, entre 2 e 5 de outubro.

Considerado o maior evento vegetariano da América Latina, o Vegfest contou com representantes de mais de 100 municípios brasileiros de 20 estados diferentes, além de participantes do movimento "veg" de Argentina, México, Equador e Austrália. 

Foram mais de 80 palestras, curso de capacitação técnica em nutrição vegetariana, maratonas de ativismo, empreendedorismo e nutrição, várias demonstrações culinárias, apresentações musicais e outras atrações.

A ViverCom – primeira feira de saúde, bem-estar  e qualidade de vida em Curitiba – ofereceu ao público opções de produtos sem glúten, sem açúcar e sem lactose. “A alimentação diet, para celíacos ou intolerantes a lactose não precisa ser monótona”, lembra Sonia Cardoso, diretora da ComEventos, empresa organizadora da feira.

As empresas participantes da ViverCom exibiram variedade de produtos destinados ao público vegetariano, como os biscoitos de arroz – muito indicado para dietas –, mistura para massas sem lactose e macarrão sem glúten. O evento teve também expositores da área de alimentos funcionais, integrais, orgânicos, produtos fitoterápicos, cosméticos naturais e orgânicos, além de produtos para a prática de atividade física e tratamentos de estética. 

Eventos como esses são bem-vindos. Ajudam a desconstruir o estereótipo da dieta vegetariana e da alimentação natural como um todo. Seria interessante se outras cidades brasileiras seguissem o exemplo de Curitiba e começassem a promover feiras e festivais semelhantes. Público há.

Nenhum comentário: