quarta-feira, 2 de outubro de 2013

GASTRONOMIX// Cozinhando em Berlim


Pouco a pouco, a Zahar tem criado um considerável catálogo de livros de gastronomia que fogem ao óbvio das receitas. Pela editora já saíram títulos altamente recomendáveis aos amantes do assunto, como "Aprendiz de cozinheiro", de Bob Spitz, “Adeus aos escargots”, de Michael Steinberger, e “O que Einstein disse a seu cozinheiro”, de Robert L. Wolke.
Agora, a lista ganha mais um item: “Minha cozinha em Berlim” (312 páginas, R$ 39,90 impresso ou R$ 27,90 em e-book), de Luisa Weiss. O livro segue a fórmula de romance em que a cozinha é cenário frequente, o que justifica a inserção de receitas diversas ao longo da narrativa. Não por acaso, o subtítulo: “Uma história de amor com receitas”.
Assim como o livro do jornalista Bob Spitz (o levinho e divertido “Aprendiz de cozinheiro”), o de Luisa Weiss narra uma experiência própria, mas com liberdade ficcional: a jovem larga uma vida certinha em Nova York – com direito a emprego e namorado – e se muda para Berlim, na Alemanha, onde nasceu, na tentativa de recuperar o gosto da infância.
Luisa se mudou para os Estados Unidos na companhia do pai, americano, quando este se divorciou da mãe dela, alemã. Dez anos depois, resolve voltar. Romântica e apaixonada por culinária, passa a exercer as habilidades de forno e fogão enquanto busca novas motivações, inclusive amorosas.

De quebra, ensina o leitor a fazer gostosuras como endívias refogadas, uma torta de maçã levíssima e uma salada niçoise que ela promete ser a melhor do mundo.

Nenhum comentário: