sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DRINK_ME // Simplesmente Dry

Juliana Raimo
Colunista de Drinks do Gastronomix

Por que o coquetel Dry Martini é um dos drinks clássicos mais famosos da coquetelaria ? Por que um drink de composição simpels (basicamente Gin) é um dos mais difíceis de se preparar ?

A discusão sobre este tema vem daquela frase “less is more”.
Um bom Dry deve ser preparado de forma equilibrada, com tempo de preparo na medida e servido estupidamente gelado.Claro que a azeitona é um ítem essencial na finalização do drink e se não tiver que economizar podem ser logo três.

Há tempos experimentei este Dry idealizado pelo alquimista Marcio Silva e amei a ideia dele servir os
  antipastos – azeitonas , cebolinha e pepino - em uma taça separada mas complementar ao drink. Assim você pode literalmente escolher seu complemento ou devorar todos de tempos em tempos

Dry, por Marcio Silva



75 ml de gim
- 5 ml de vermute Noilly Prat
- 1 casca de limão-siciliano
- 2 azeitonas verdes
- 2 cebolinhas em conserva
- 2 alcaparrões
- 2 azeitonas pretas
- Gelo

Em uma copo misturador com gelo, adicione o vermute Noilly Prat e misture até que o copo se resfrie. Dispense o vermute e em seguida acrescente o gin e mexa até ele se resfrie por completo.

Faça a coagem do liquido na taça de Martini previamente resfriada e dê um twist de limão Siciliano (torça uma parte da casquinha sobre o liquido de forma que o óleo da casca “perfume” o drinque). Decore com uma fatia fina de limão-siciliano. Sirva com uma guarnição à parte de duas azeitonas verdes, duas cebolinhas em conserva, dois alcaparrões e duas azeitonas pretas. 


Resumindo…Na minha opinião o que faz a diferença para se obter um bom Dry Martini é a sua perfeita temperatura (bem bem gelado), o cuidado para não “aguar” que está relacionado ao “timing” e o processo de preparo desde de o seu  início no copo misturador até chegar a sua mesa. Tomando estes cuidados tenha certeza que você será capaz de preparar um excelente Dry Martini!

Nenhum comentário: