quinta-feira, 12 de setembro de 2013

AO PÉ DO OUVIDO// Som de verão e de qualquer estação

A melhor faixa do disco mais recente de Lulu Santos, “Lulu canta & toca Roberto e Erasmo”, é “Você não serve pra mim”, que tem participação de Jorge Ailton. Uma boa chance, para muitos, de ter um primeiro contato com a voz e o baixo desse músico carioca, que integra a banda de Lulu, mas que é ainda conhecido por poucos em seu trabalho solo.
O primeiro disco de Ailton, “O ano 1”, saiu em 2010, sob o aval de Paula Toller, que o lançou por seu selo. Assim como a cantora do Kid Abelha, Lulu Santos dá a maior força ao amigo. Inclusive, compôs e canta com ele “Chega de longe”, uma das faixas do novo disco de Jorge Ailton, o delicioso “Canções em ritmo jovem”, que também tem participação do ex-Legião Urbana Dado Villa-Lobos.
O quê de retrô do título está também no som das 12 músicas que compõem o álbum. Algumas delas, criações solitárias do cantor-baixista e outras parcerias com nomes como Kassin, Ronaldo Bastos e Alexandre Vaz (também produtor). Nelas, uma confluência do que há de melhor no pop nacional.
Soul, funk, jovem guarda e o pop fácil porém inteligente de Lulu Santos se misturam para criar a identidade musical de Jorge Ailton, hábil tanto na criação quanto na interpretação – tem uma ótima voz. Marina Lima, mestre em recriar canções alheias à própria maneira, deve ter adorado a criativa versão que o cantor fez para “Criança”, dela.

Embora deixe evidências de inspiração no passado, “Canções em ritmo jovem” é um disco moderno, de som encorpado e quase sempre dançante. Um álbum de alma leve, com ares de trilha sonora de verão, bom para ouvir tomando uma Crush (ou um hi-fi) à beira da piscina. 

Nenhum comentário: