quinta-feira, 5 de setembro de 2013

30ml // Como água para chocolate. Só que não

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Diz um ditado bastante esperto que "água demais mata a planta". De fato, a substância tão essencial à existência de qualquer ser vivo deve ser consumida sem tanta moderação, mas com certo limite. Como já escrevi aqui, até oxigênio demais faz mal. 

E já que hoje estamos meio químicos: falando da vitalíssima combinação de duas moléculas de hidrogênio com uma de oxigênio, você já reparou que em geral o seu café espresso vem acompanhado de uma pequena quantidade - quase um shot - de água? 

Já se perguntou para que serve? A resposta é bem simples: ela está ali para que você lave suas papilas gustativas antes de tomar o café. Calma, que ninguém aqui está dizendo que você não tem uma boa higiene bucal.  

É que as papilas gustativas demoram um pouquinho mais do que nosso cérebro para se livrar do sabor do alimento ou bebida que passou por último ali. Então, para que se possa aproveitar o café na sua integridade, com o devido realce às suas notas de doce, azedo, amargo e ácido, é desejável que as papilas estejam limpas, novinhas em folha. 

Para fazer essa "faxina" não há nada melhor que água pura. E nem precisa ser gaseificada. Pode ser sem gás, sim, desde que filtrada ou mineral. O serviço de limpeza independe das bolhas que dão aquela sensação de "varridinha" na língua. Sendo água, limpa do mesmo jeito. 


Agora, se você é da turma dos mais radicais, que levam a experiência de sorver um café às últimas consequências, só um aviso: por favor, não tente escovar os dentes antes do café para limpar mais ainda as papilas gustativas. Já reparou que nada tem gosto bom depois da escova? A culpa é da pasta de dente, que desinfeta as papilas mas deixa ali seu sabor pronunciadamente mentolado. Café gourmet nenhum do mundo resiste a esse ataque fulminante. 

Nenhum comentário: