quinta-feira, 5 de setembro de 2013

GASTRONOMIX// D.O.M é o segundo melhor latino

O Astrid y Gastón, em Lima, Peru, encabeça a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, anunciada ontem na capital peruana. O brasileiro D.O.M., de Alex Atala, ficou em segundo.  O ranking é promovido pela britânica William Reed Business Media – a mesma que organiza a lista dos 50 melhores do mundo para a revista Restaurant.
Estabelecimentos de Lima, São Paulo e Cidade do México dominam os primeiros lugares. Depois do D.O.M., vêm o mexicano Pujol, o peruano Central e o brasileiro Maní, também paulista. Outro brasileiro, o carioca Roberta Sudbrak, ficou em décimo. Também aparecem na lista Mocotó (16º), Fasano (23º), Epice (41º), Attimo (32º), todos de São Paulo, Olympe (35º), do Rio de Janeiro, e Remanso do Bosque (38º), de Belém do Pará.
Pela lista, Buenos Aires é a capital gastronômica da América Latina. É lá que ficam 14 dos melhores. Entre eles, Tegui (9º), La Cabrera (17º), Tomo 1 (18º) e Oviedo (27º). A Argentina ainda comparece com o Francis Malmann, de Mendoza (37º).
Entre as presenças menos óbvias – ou de estabelecimentos fora dos eixos de badalação gastronômica --, estão o Alto (35º), de Caracas, na Venezuela, os mexicanos Corazón de Tierra (30º), de Valle de Guadalupe, Casa Oaxaca Hotel (34º), de Oaxaca, e Parador La Huella (20º), de José Ignácio, no Uruguai.

Nenhum comentário: