sexta-feira, 16 de agosto de 2013

GASTRONOMIX // Acarajé baiano

Pode parecer complicado. Mas não é. Além disso, todo o preparo é compensado pelo sabor que o acarajé proporciona. Não há receita padrão. Cada baiano diz que a sua é melhor. O Gastronomix contribui para esta “discórdia” e apresenta a sua versão.  Com a receita abaixo, é possível fazer 15 unidades e o tempo de preparo está em torno de 1h a 1h30. Mãos à obra.

ACARAJÉ COMPLETO
Para o bolinho
Ingredientes
- 500 g de feijão-fradinho cru
- 1 cebola média cortada em pedaços
- 3 colheres (chá) de sal
- 2 vidros de azeite-de-dendê (400 ml)

Preparo
- Inicie o preparo na véspera: em uma tigela, coloque o feijão, cubra com água e deixe de molho por, no mínimo, 14 horas. Escorra e esfregue os grãos entre a palma das mãos, para que soltem as cascas.

- No copo do liquidificador, coloque o feijão e a cebola, e bata bem até obter uma massa homogênea. Transfira para uma tigela e tempere com o sal. Em uma panela pequena, aqueça o azeite de dendê em fogo médio e, com o auxílio de 2 colheres de servir, molde os acarajés.

- Frite-os, aos poucos, até que fiquem dourados (cerca de 3 minutos de cada lado). Escorra em papel-toalha e reserve.

Para o vatapá 
Ingredientes
- 1 bisnaga
- 2 vidros de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picado
- 1 cebola picada
- 1kg de camarão limpo
- 2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde
- 4 tomates maduros picados
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 1 pimentão vermelho picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
- Em uma tigela coloque o pão em fatias e junte o leite de coco, misturando bem. Em uma panela coloque o azeite, o alho e a cebola e deixe fritar por 5 minutos. Junte os camarões e deixe refogar por mais 5 minutos.
- Coloque no liquidificador o pão junto com os demais ingredientes, porém só coloque metade dos camarões. Volte à panela com o restante dos camarões e deixe cozinhar por 5 minutos ou até que fique encorpado.
Para o molho do acarajé
Ingredientes
- 3 pimentas-malagueta bem picadas
- Meia xícara (chá) de camarões secos, sem casca
- 1 xícara (chá) de azeite-de-dendê
- 2 cebolas médias picadas
- 2 tomates cortados em cubinhos
- 1 e meia colher (chá) de sal

Preparo
- Bata a pimenta e metade dos camarões secos no liquidificador até que fique homogêneo. Reserve. Em uma panela pequena, aqueça o azeite de dendê em fogo alto e refogue a cebola por cerca de 3 minutos, ou até murchar.


- Acrescente a mistura de camarões, os camarões inteiros restantes, os tomates picados e tempere com o sal. Misture, retire do fogo e espere esfriar. Corte cada acarajé ao meio no sentido do comprimento e sirva recheado com o molho.

Nenhum comentário: