quinta-feira, 15 de agosto de 2013

AO PÉ DO OUVIDO// Jobim ganha um doce tempero

Depois de longas férias – quatro meses – a coluna Ao pé do ouvido volta a ser publicada no Gastronomix, agora em novo dia, quinta-feira. A intenção é a mesma: sempre que possível, associar música e comida, dois prazeres que se tornam ainda maiores quando harmonizados.
Rosualdo Rodrigues
Colunista de Música do Gastronomix

Gravadas e regravadas, por cantores de diferentes estilos e gerações, em português, inglês e outras línguas mais, as canções de Tom Jobim oferecem um desafio a quem resolve interpretá-las: não parecer estar chovendo em terreno alagado. Vanessa da Mata vence esse desafio com graça e leveza em Vanessa da Mata canta Tom Jobim, disco que sai depois de uma série de shows que ela fez, só com músicas do compositor, pelo projeto Natura Musical.
A cantora escolheu 16 músicas e não evitou cair em um repertório óbvio. Ou seja, escolheu as clássicas – Fotografia, Só danço samba, Eu sei que vou te amar, Dindi, Wave, Falando de amor, Só tinha de ser com você e por aí vai. Mas, primeiro, tem a seu favor os criativos arranjos do (não por acaso) incensado Eumir Deodato. Nem clássicos, nem moderninhos demais.
Deodato é capaz de criar uma levada mais pop quando encontra oportunidade – como acontece, por exemplo, em Este seu olhar e Por causa de você Mas não força a barra para soar diferente, simplesmente deixa fluir. Por isso, algumas canções ganham arranjos mais previsíveis, a exemplo de Chovendo na roseira, e nem por isso soam menos interessantes.
As interpretações de Vanessa da Mata seguem o mesmo caminho. Ela canta aquelas conhecidíssimas canções como se fossem suas, dá novo tempero com aquela voz doce e um jeito muito próprio de cantar. E é na maneira como aproxima o trabalho da cantora da obra de Jobim, sem descaracterizar uma e outra, que reside o grande mérito do disco. Deixe rolar no próximo jantar, almoço ou reunião de amigos, que você não vai fazer feio.
PS -- Para quem não viu, o show Vanessa da Mata canta Jobim, gravado em Brasília, está na íntegra no YouTube:

Nenhum comentário: