sexta-feira, 16 de agosto de 2013

GASTRONOMIX // Garimpo pelos melhores queijos

Tipo de loja tradicional em cidades como Nova York, Londres e Paris, queijarias não são um espaço que encontramos em cada esquina no Brasil. O que de fato é uma pena. Para a alegria dos paulistanos, principalmente, os moradores da Vila Madalena, há um pequeno oásis na esquina da Rua Aspicuelta: A Queijaria, a primeira loja do gênero na capital paulista.  O comércio começou a funcionar em abril de 2013 e tomara que tenha vida longa.

Lá são oferecidos, em média, 50 tipos (à base de leite de vaca e de cabra), feitos artesanalmente em cidades como Araxá, Campo Redondo, Serra da Canastra, Serro, Serrano, Salitre, Mandacaru. Os queijos são expostos em pedaços de ardósia, com identificação da procedência, dispostos perto de prateleiras com geleias, linguiças e outras iguarias caseiras.
Fernando Oliveira, um dos sócios dA Queijaria, contou ao Gastronomix que viaja pelas fazendas de Minas Gerais, interior de São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul atrás de produtores artesanais, com sabor e alma.

Para ele, o Brasil tem síndrome de vira-lata e ignora a produção de leite de lata qualidade no país. Oliveira destaca um queijo especialíssimo de Serra da Conquista, feito na região de Caxambu. O gosto é agridoce e salgado ao mesmo tempo. Ele conta que o produtor administra o negócio de família que vem desde 1938. E são esses queijos que você pode encontrar na pequena loja. 
Entre os mais procurados, o queijo Serra da Canastra, de MG, está no topo da lista. Ele é bem amarelo, feito de leite de vaca. O Canastra Real (R$ 60, o quilo) é mais parecido com um bom emmental e o Zé Mário (R$ 55, o quilo) tem cor amarelo claro e é mais denso e salgado.

Quem desejar viajar com o queijo na mala, em curtas distâncias, é possível. Eles podem durar até três dias sem afetar o gosto e a qualidade do produto.

Conheça alguns tipos de queijos nacionais: 


A Queijaria
Rua Aspicuelta, 35
Vila Madalena – São Paulo
Telefone: (11) 99955-9091. 
Abre segunda à sábado, 10hs/19hs (sábado fecha 16hs).

Nenhum comentário: