terça-feira, 16 de julho de 2013

RECEITAS // Bolo de chocolate com cobertura

Por Daniel Figueiredo
Colunista de Doces do Gastronomix

Semana passada vi um bolo de chocolate no blog do Bergamo, me deu saudades dos bolos de chocolate fofinhos que minha avó Marietta sempre fazia. Dei uma olhada na receita, que era daDadivosa, mas não gostei de uma coisa, a receita levava água e óleo, eu lembrava dos bolos da minha avó feitos com leite e manteiga.

Me pus a buscar uma receita de bolo de chocolate, por incrível que pareça, quase desisti, não é fácil encontrar uma boa receita simples de bolo de chocolate, na Larousse do chocolate há várias receitas, algumas com amêndoas, outras feitas com chocolate em barra, na larousse das sobremesas a mesma coisa, no livro essencial das sobremesas uma receita ótima, mas também com ingredientes não tão simples, como o buttermilk.

Eu só queria uma receita simples de bolo de chocolate... Por fim a encontrei num livro que comprei só por ter achado bonitinho, mas nunca dei muita atenção às receitas, Charlô em Paris, uma história de receitas. É um livro de receitas para crianças, com receitas bem simples. Fiz meia receita e adaptei um pouco ela, vou publicar aqui a receita assim como eu fiz (meia receita). 
BOLO DE CHOCOLATE

Ingredientes
- 1 xícara de chá de açúcar
- 100g de manteiga
- 2 ovos
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- ½ xícara de chá cacau em pó
- 1 pitada de sal
- ½ xícara de leite

Preparo
- Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até formarem um creme liso. Separe as gemas das claras. Junte as gemas à manteiga com açúcar e bata até ficar claro.

- Pré-aqueça o forno por 15 minutos em temperatura média. Bata as claras em neve.

- Misture a farinha, o fermento, o cacau e o sal em uma tigela. Junte ao creme batido e mexa com uma espátula. Coloque o leite e bata com a batedeira, junte a clara em neve e misture delicadamente com a espátula.

- Unte e enfarinhe uma forma de bolo pequena. Despeje a massa do bolo na forma com a ajuda de uma espátula. Leve ao forno e asse por 30 a 40 minutos. Espete com um palito para saber se está bem cozido.

- Para a cobertura usei nutella um pouco aquecida, misturada com creme de leite.

(*) Daniel Figueiredo escreve o blog Panela de Cobre:http://paneladecobre.blogspot.com.br/  e todas às terças dá o ar de sua graça e de seu talento aqui no Gastronomix.

Nenhum comentário: