sábado, 6 de julho de 2013

GASTRONOMIX// Saborosas memórias

No próximo Restaurant Week Brasília — de 15 a 28 de julho —, a rede El Paso participará somente com o El Paso Latino (404 Sul). O chef peruano David Lechtig já tem definido o menu, para o qual recorreu a receitas de família. “ São receitas que fizeram parte  do dia a dia do meu avô, em Chiclayo, que contava que eram feitas pela minha avó, Mamá Rosita”, explica David.

Mamá Rosita foi quem teve a iniciativa de registrar por escrito essas receitas. E passou as anotações para a filha, mãe de David, que as transmitiu ao filho. “O Pollo criollo é exemplo disso”, conta ele. O chef também se valeu de reminiscências de infância para trazer ao menu, por exemplo, a sobremesa Borracho, típica da Guatemala, onde ele morou quando menino. Eis o cardápio:
No almoço, por R$ 34,90

Entradas: Morrones al estilo patagônico (salada quente de pimentão assado com verduras, queijo, peito de frango e orégano, levemente apimentado) ou Morrones al estilo patagônico veggies (versão sem frango, para quem não come carne).

Pratos principais: Pollo criollo (peito de frango alto, grelhado e coberto com molho rústico ao estilo peruano. Acompanhado de arroz de ervilha e feijão branco) ou Pescado Doña Rosita (filé de Saint Pierre grelhado, servido em molho cremoso de rocoto — pimenta peruana —, levemente picante, acompanhado de purê de batata doce e milho  peruano).

Sobremesas: Borracho (bolo típico da Guatemala, à base de canela, embebido em mel de rum añejo) ou Suspiro limeño de durazno (doce de leite com gemas de ovos, coberto com pêssego  e merengue de vinho do Porto).

No jantar, por R$ 47,90

Entradas: Ceviche de aji amarillo y pisco sour (peixe marinado, temperado com cebola, coentro e coberto com molho à base de aji amarillo — pimenta amarela peruana — e cubos de pisco sour — drinque feito com água ardente de uva peruana) ou Tiradito de pulpo al olivo (fatias de polvo cobertos com molho de azeitonas pretas acompanhados de chips de batata doce).

Pratos principais: Arroz de pato norteño (peito de pato cozido com pimentas secas e cerveja escura, servido em arroz de coentro) ou Filé-mignon zihuatanejo (rosbife, ao ponto, coberto com molho de pimenta jalapeño — pimenta mexicana —, acompanhado de arroz mexicano, guacamole e chips de banana).

Sobremesas: mesmas opções do almoço.

El Paso Latino
404 Sul, Bl. C, Lj 23; 61 3323-4618
Terça a quinta e domingo, das 12h às 15h e das 18h à 0h. Sexta e sábado, das 12h às 16h e das 18h à 1h.

Nenhum comentário: