segunda-feira, 17 de junho de 2013

EU RECOMENDO // O novo espírito da África

Por Rafael Moraes (*)
Convidado especial do Gastronomix

Berço da humanidade, a Etiópia foi assolada durante décadas por conflitos, fome e miséria, mas aos poucos o país vem revertendo esse cenário, graças em boa parte ao “milagre econômico” vivido nos últimos anos, com taxas anuais de crescimento de 7%. De onde vem tanto dinheiro? De investimentos chineses, que se jorram em estradas, viadutos e na sede luxuosíssima da União Africana (presente do governo de Pequim); da agricultura, farta, que alimenta o mundo com café, leguminosas, trigo, milho.

Adis Abeba, a capital etíope, é um canteiro de obras a céu aberto, com novos edifícios brotando a cada esquina, poeira, gente, carros com buzinas estridentes e uma boa oferta de restaurantes. (A quem interessar possa: a partir de julho, a Ethiopian Airlines – cujo slogan é “O novo espírito da África” - fará voos regulares ligando Rio e São Paulo a Adis Abeba.)
Uma das boas opções gastronômicas é o Serenade Art & Food (aberto de terça a sábado das 14h30 às 21h; domingo, das 10h30 à 15h; telefone 0911-20-00-72), que oferece um “brunch mediterrâneo” aos domingos por uma pechincha, pelo menos pra nós: 128,70 birr (cerca de R$ 13).

O Serenade fica um pouco distante do centro, e o caminho escancara os contrastes sociais do País, mas vale a ida. A primeira impressão é a de um casarão bem cuidado, arrumadinho, com um rádio de época num cantinho, arranjos florais e móveis bem conservados. Só não vale chegar perto do fechamento, já que o horário de funcionamento é cumprido à risca.
O brunch tem lá a sua comida-pra-gringo (omeletes, pasta, panquecas, muffins!), mas mescla o roteiro clichê com receitas etíopes, o que permite desbravar um pouco da culinária local. Por falar na panqueca – servida e comida à vontade -, não deixem de saboreá-la. Está nas minhas melhores lembranças de Adis Abeba.
Do Serenade, minha sugestão é dar um pulo em alguma das onze unidades do Kaldi's Coffee – o café etíope é mundialmente conhecido – e pedir um Café Mocha (por 28,30 birr, menos de R$ 3; site oficial: http://kaldis-coffee.com/contact.php). A logomarca parece a do Starbucks, mas não se engane com as aparências: o Mocha é muito melhor.

Serenade Art & Food
Welete Johanis St
 Addis Ababa - Etiópia
Telefone: +251.911.452676

Kaldi's Coffee
Addis Ababa - Etiópia
Telefone: +251.11.371 4258

(*) Rafael Moraes é repórter do jornal O Estado de S.Paulo.

Nenhum comentário: