sábado, 29 de junho de 2013

ABOBRINHAS // Entre veganos

Luciano Milhomem
Colunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Como se diz, para tudo há uma primeira vez. Eu nunca tinha provado comida vegana. Pois, em minhas férias mais recentes, caí de pára-quedas em uma comunidade de veganos e passei alguns dias me alimentando exclusivamente de hortaliças, leguminosas, frutas, cereais, tubérculos, raízes.

Aos que não sabem: o estilo de vida vegano dispensa todo e qualquer produto de origem animal. A culinária vegana, por exemplo, exclui não somente carnes em geral, mas também leite, ovos, mel etc., e todos os seus derivados. Queijos? Nem pensar! Chocolate? Fora de cogitação. Só se for à base de soja...
Bem... Devo admitir que, no atacado, aprovei o cardápio vegano do lugar. No varejo, porém, senti falta de mais sabores. Imagino que isso seja cultural. Não vivo sem queijos, bolos, biscoitos, ou seja, produtos que levam ovos (o leite de vaca é mais fácil de substituir, pois há o leite de soja, que, aliás, tomo com cereais todos os dias pela manhã e à noite também).

A bem da verdade, os veganos tiram leite de pedra. O café da manhã é reforçado: pães (todos sem leite de vaca e ovos, claro), bolachas à base de cereais e água, salada de frutas, entre outras variações. O almoço e o jantar são bem parecidos: arroz integral; caldos ou sopas de legumes (geralmente à noite); saladas de tomate, repolho, alface, manga etc.; feijão ou lentilha; massas integrais com molhos variados; bolinhos de soja. Onde fiquei, havia duas ou três opções de suco de fruta para acompanhar. A sobremesa podia ser um bolo de frutas ou à base de grãos.
Compreendo a proposta vegana e considero-a louvável. Sou simpático à ideia de proteger os animais de sofrimentos desnecessários. A alimentação vegana parece-me saudável, apesar de ela reduzir as opções de ingestão de proteína e algumas vitaminas. Os veganos que conheci aparentavam estar bem de saúde. Não vi jovens com sobrepeso, por exemplo. Só que meu paladar pede mais.

Depois de dois, três dias de dieta vegana, comecei a achar café da manhã, almoço e jantar com o mesmo gosto. Na verdade, alguns pratos eram, para mim, insípidos. Experimentei arroz doce e biscoitos de cereal saborosos, assim como algumas tortas, cuscuz e seletas de legumes. Mas havia também saladas, caldos e doces simplesmente sem-graça. E, por motivos de ordem espiritual, a comunidade onde eu estava não admitia bebidas alcoólicas. Abstinência total.
Confesso que, no quarto dia, capitulei. Deixei a comunidade e fui provar outros sabores fora. No quinto, já tinha partido para ambiente bem menos frugal. Recomendo a experiência, mas não penso em adotar a prática. Com todo o respeito!

Nenhum comentário: