sábado, 15 de junho de 2013

ABOBRINHAS // Buffet nas nuvens

Luciano Milhomem
Colunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Promessa cumprida, leitor. Aqui vai um breve balanço do que companhias aéreas internacionais têm a oferecer aos vegetarianos. O texto passado trouxe a dura realidade de quem faz vôos nas empresas nacionais. Exceto pela Avianca, nenhuma dispõe de cardápio especial. Quem não come carnes deve levar lanche de casa, ou passará fome no ar. Nas viagens para além das fronteiras do país, porém, o cenário é outro.

Abro parêntese: não vale a desculpa de que vôos internacionais são mais longos e, por isso, justificam a oferta de menus especiais. Dentro do Brasil, há distâncias maiores que as de algumas jornadas para o exterior. Ou um vôo de Porto Alegre a Rio Branco é mais rápido que um de Brasília a Buenos Aires? Fecho parêntese.

São centenas de companhias aéreas mundo afora. Evidentemente, tive de restringir minha pesquisa. Optei pelas empresas mais conhecidas, com rotas da preferência da maioria dos turistas brasileiros. Assim é que há duas linhas aéreas dos Estados Unidos e nenhuma do Senegal. Nada contra nenhum país. Eu mesmo não me importaria de conhecer todos, sem exceção. Apenas adotei o critério que me pareceu mais razoável.

AEROLINEAS ARGENTINAS
Passageiros que necessitarem dieta especial devem fazer o pedido no momento da reserva, com antecedência mínima de 24 horas. A empresa leva em consideração destinos e classes em que estão disponíveis os menus especiais.A companhia oferece refeição à base de frutas e, claro, comida hindu (vegetariana condimentada), ovolactovegetariana, vegetariana asiática e vegetariana sem laticínios.

AEROMEXICO
Como a maioria das linhas aéreas, a companhia mexicana também leva em consideração a classe em que viaja o passageiro. A Classe Premier, por exemplo, oferece variedade de cardápios especiais, entre eles o vegetariano e o ovolactovegetariano, além de lanche à base frutas. Não há registro, no site da empresa, de cardápio especial na classe econômica. Nada custa, porém, fazer uma consulta telefônica antes de comprar os bilhetes.

AIR CANADA
A companhia canadense oferece nada menos que 17 opções de refeição especial, em todas as classes. Como de praxe, é preciso fazer o pedido com antecedência, neste caso de pelo menos 18 horas antes do vôo. Dá para tomar essa providência até no ato da reserva online. Para vegetarianos, há as opções de refeição vegetariana asiática, hindu, à base de frutas, vegetariana sem leite, ovolactovegetariana, vegetariana oriental. O site da companhia não explica a diferença que vê entre, por exemplo, pratos vegetarianos asiáticos e orientais. De qualquer forma, o passageiro pode estar seguro de que não passará fome nas alturas.

AIRFRANCE
O passageiro da Air France pode solicitar refeição especial somente se seu vôo for superior a 2 horas e 35 minutos (não me pergunte por que esses 5 minutinhos, pois não sei). Para isso, basta fazer o pedido no próprio site da companhia, ao reservar o vôo ou pelo menos 48 horas antes do embarque. Para vegetarianos, há opções de refeição como a vegetariana indiana (sem leite e sem ovos e, geralmente, apimentada), a vegana (sem qualquer tipo de produto animal) e a ovolactovegetariana (inclui leite e ovos).

AIRINDIA
Tradicionalmente adeptos da culinária vegetariana (ou, no mínimo, da comida sem carne de vaca, animal sagrado na Índia), os indianos capricham no cardápio. A companhia aérea oferece a opção de refeições vegetarianas do tipo hindu, asiático, jainista e oriental nos demais menus especiais, como os que se destinam a bebês, a crianças e até aos diabéticos.

ALITALIA
A linha aérea italiana oferece refeições especiais apenas em vôos mais longos e a depender da classe. Por exemplo: na classe executiva, sempre; já na classe econômica, somente em vôos com duração superior a 3 horas. Para os adeptos de uma dieta sem carnes, a Alitalia dispõe de cardápio vegano e ovolactovegetariano. Inclui ainda o vegetariano asiático, que inclui condimentos e pode levar pimenta.

AMERICAN AIRLINES
Na companhia norte-americana, refeições especiais estão disponíveis em vôos com serviço de café da manhã, almoço, jantar, lanche noturno e lanche diurno, desde que pedidas com antecedência. O prazo mínimo de solicitação é de 24 horas antes do vôo, praxe na maioria das linhas aéreas.

Na primeira classe e na executiva, em vôos transcontinentais diretos dos Estados Unidos, há sempre disponibilidade de refeições especiais, mas não para a classe econômica em vôos domésticos naquele país. Também estão à disposição em todas as classes de e para Europa e Ásia, assim como de e para Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Salvador ou São Paulo, e Brasília; além Buenos Aires; Santiago e Montevidéu.

A American Airlines dispõe de refeições vegetarianas diversas. O cardápio varia da primeira classe e da executiva para a econômica. Para se ter uma ideia:

Almoço (Primeira Classe ou Executiva) - Salada de arroz integral com gengibre e limão, ou Salada de macarrão com repolho tailandês, ou Tabule, ou Salada Orzo, pãozinho, uma fruta, também pode incluir salada com tempero.
Almoço (Classe Econômica) - Frittata de tofu ou Empadão vegetariano e uma fruta.
Jantar (Primeira Classe Internacional) - Frittata de tofu ou Empadão vegetariano e uma fruta, salada com tempero e biscoito.
Jantar (Classe Econômica) - Frittata de tofu ou Empadão vegetariano e uma fruta.

BRITISH AIRWAYS
A companhia inglesa também facilita a vida de quem quer pedir refeição especial. O passageiro pode fazer isso, com antecedência, no próprio site da empresa. As possibilidades de escolha são: refeição ovolactovegetariana, vegana, vegetariana asiática (a BA explica: Não contém peixe, marisco, carne, aves ou ovos. É uma refeição picante e sem carne), jainista (estritamente vegetariana, a comida é preparada num estilo indiano: a refeição não contém cebolas, batatas, alho ou raízes).

COPA AIRLINES

A Copa também aceita pedidos de refeições especiais. O passageiro deve fazer isso com pelo menos 24 horas antes do vôo pelo próprio site da companhia área. O cardápio vegetariano da empresa panamenha inclui prato principal preparado com frutas frescas da estação e complementado com queijos, iogurte, nozes e/ou bolachas de sal.

DELTA AIRLINES
A empresa norte-americana oferece uma variedade de refeições que atendem às mais diversas exigências alimentares, mas também pede aviso com antecedência. O passageiro deve perguntar sobre as opções de refeições quando comprar seu bilhete por telefone. Por exemplo, mediante solicitação, a companhia aérea oferece refeições para vegetarianos, diabéticos e para quem precisa ingerir alimentos com baixo teor de sódio e colesterol. A Delta não fornece detalhes de seus cardápios especiais.

IBERIA
É bem verdade que, na maioria das companhias aéreas, o passageiro pode e às vezes deve comprar sua refeição a bordo. Na Ibéria, por exemplo, o chamado “Menú vegetal” custa 9,50 euros (mais de 20 reais) e consiste em apenas um sanduíche natural e um refrigerante.
A empresa espanhola também exige que se faça o pedido pelo menos 24 horas antes da saída do vôo. Ostenta um rico cardápio alternativo: refeição vegetariana asiática/hindu (a Ibéria também explica: Comida condimentada e que pode incluir algum produto lácteo), oriental (comida vegetariana estrita preparada no estilo chinês), crua (comida vegetariana a base de verduras cruas e frutas), vegetariana estrita (sem derivados de leite, sem carne, peixe, ovos ou mel), ovolactovegetariana e jainista (vegetariana hindu elaborada seguindo o rito jainista).

JAL
A JAL possui nada menos que quatro classes de vôo. Na mais luxuosa, a primeira classe, a refeição vegetariana está alinhada com a escola culinária “au naturel”. Maximiza o uso de comidas da temporada, disponíveis em um menu a la carte. A companhia japonesa também só atende sob encomenda com 24 horas de antecedência. A todos os passageiros que solicitarem, a JAL oferece comida vegana, ovolactovegetariana, asiática/hindu, vegetariana crua e jainista.

Não será por falta de opções de comida a bordo que um vegetariano deixará de voar mundo afora. Bon voyage! Bon appétit!

Nenhum comentário: