quinta-feira, 9 de maio de 2013

GASTRONOMIX// Tortinha de banana, bem prática


Esta receita é do tipo que cai muito bem numa preguiçosa tarde de domingo, quando você não tem planos mais pretensiosos na cozinha, mas é subitamente tomado pela vontade de criar um doce para um lanche. Quem nos passou foi o pessoal da Wickbold, fabricante de pães de forma, os mesmos que criaram a trouxinha de maçã com iogurte, que publicamos aqui outro dia. Desta vez, a receita é de tortinha de banana, feita com pão de canela e passas, para ser servida quente, acompanhada de sorvete de creme e calda de chocolate.
Tortinha de banana
Ingredientes
- 2 fatias de pão de forma de canela e passas
- 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (14g)
- 2 colheres (sopa) açúcar
- 1 colher (sopa) de canela
- 1 banana-nanica (176g)
Modo de preparo:
- Apoie as fatias de pão sobre uma tábua e abra uma a uma com o auxílio de um rolo de massa, deixando-as mais finas. Espalhe a manteiga em um dos lados de cada fatia e reserve.
 - Misture o açúcar com a canela e polvilhe sobre as fatias de pão, no lado sem a manteiga. Coloque meia banana sobre o açúcar com canela e feche cada uma das fatias, dobrando-as ao meio e enrolando um pouco as pontas, para formar a tortinha.
- Coloque as tortinhas em uma assadeira, leve ao forno pré-aquecido (180°C) e asse até que fiquem douradas (cerca de 10 minutos). Retire-as do forno e corte, ainda quentes, em duas partes. Sirva em seguida, acompanhadas de sorvete de creme e calda de chocolate
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Calorias: 143 Kcal (por porção: ½ tortinha)

Nenhum comentário: