quinta-feira, 9 de maio de 2013

30ml: nova coluna de café

Gastronomix estreia nova coluna de café chamada 30 ml. E quem dá o tom do texto - que será publicado a cada 15 dias, às quintas-feiras - é o jornalista, relações públicas e DJ Sandro Biondo. Sua paixão por café está estampada no corpo com uma bela tatuagem da molécula de cafeína no braço. É pura energia e conteúdo de qualidade para os leitores do Gastronomix. Sandro Biondo, criador da festa Mimosa em Brasília, já passou aqui pelo nosso site em duas ocasiões (Só o extraído salva! e 630ml). Agora, ele vem definitivo! Cafeína pra nós. Na veia!

30 ml
Por Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Menos é mais. Atiro a primeira pedra em mim mesmo e admito aqui, logo na primeira linha, que já abusei do clichê. A expressão mais utilizada por quem se julga chique acima da média tem lá sua razão de ser em certas áreas, em geral onde imperam as leis do dito bom gosto. Arquitetura, artes, moda, gastronomia. Basta tascar um “menos é mais” e, pronto, você já está inserido.

No aromático mundo dos cafés não é diferente. Nesse caso, falamos da quantidade de água nos poucos ou muitos espressos nossos de cada dia. Assim como água demais mata a planta, água demais também mata o café, dizem os especialistas.
Agora já dá pra entender um pouco melhor de onde extraímos (com o perdão do trocadilho) o título desta coluna. Baristas, produtores, críticos e apreciadores em geral são quase unânimes em dizer que 30 ml é a quantidade ideal de café por xícara. É a medida que preserva e amplifica as potencialidades de um café em termos de corpo, cor, creme, aroma e açúcar. Mas se você preferir tomar um longo, um cappuccino ou mesmo um carioca, tudo bem, a amizade prevalece.

Importante mesmo é que nunca se falou tanto em cafés gourmets, técnicas de baristas, grãos diferenciados, blends, torrefação, etc, etc, etc. Bom não só para quem aprecia um bom café como para quem gosta de gastar tempo falando sobre o assunto. E sabe que, hoje em dia, já não é pouca gente?

Pois bem, a partir de agora, e quinzenalmente, teremos aqui um espaço dedicado à liturgia dos cafés. Onde encontrar um bom espresso? Quais as técnicas e profissionais que se destacam nesse ramo? Quais as novas casas? Que acompanhamentos um bom café exige ou merece? 
Assunto, há de sobra. E como todo bom café puxa uma boa conversa,  tomara que esta relação se prolongue e as trocas se intensifiquem ao longo do tempo.

Bons cafés e até o próximo encontro daqui a 15 dias!

Um comentário:

Janaina disse...

Ótima adição Rodrigo. Gastronomix fica melhor a cada dia.