segunda-feira, 6 de maio de 2013

GASTRONOMIX// No dia das mães, mão na massa

Se você tem planos de ir para a cozinha no próximo domingo e presentear sua mãe com seus dotes culinários, fique ligado aqui no blog porque, até sexta-feira, vamos publicar várias receitas sugeridas por chefs especialmente para a data comemorativa.

A de Ravioli de muçarela de búfala ao molho de limão siciliano, mostrada na foto acima e descrita abaixo, é de Daniel Frenda, chef encarregado de criar receitas para o Selo de Pureza 100% Búfalo, certificado dado a marcas que produzem muçarela exclusivamente com leite de búfala (www.selodabufala.com.br).
Ingredientes:

Para a massa
- 150g farinha de trigo
- 150g de semolina
- 3 ovos caipiras
- Sal refinado


Para o recheio
- 200g muçarela de búfala
- 50g de queijo grana padano
- 30g de amêndoas sem pele
- Sal refinado
- 50g de geleia de laranja


Para o molho
- 30g de manteiga integral sem sal
- 30g de cebola pêra
- 1 limão siciliano
- 400ml de creme de leite fresco
- Folhas de erva doce fresca
- Sal refinado
- Pimenta do reino preta em grão


Modo de preparo:

A massa
- Numa tigela, coloque as farinhas e faça um buraco no centro.
- Acrescente os ovos ligeiramente batidos e uma pitada de sal.
- Com a ponta dos dedos, trabalhe a farinha, puxando-a de fora para dentro e, quando estiver toda incorporada, sove até obter uma massa lisa.
- Deixe-a descansar, coberta com filme plástico, sob refrigeração, por 30 minutos.


O recheio
- Corte a muçarela em brunoise (em cubinhos bem pequenos e uniformes) e acrescente o queijo grana padano ralado e as amêndoas em lâminas. Tempere com sal.
- Abra a massa bem fina e corte em lâminas.- Confeccione os raviolis colocando pequenas porções da mistura de muçarela e de geleia de laranja em uma lâmina de massa. Feche com outra lâmina, cuidando para que não reste ar no interior, e modele os ravioli, cortando com um aro.

O molho
- Derreta a manteiga e faça suar a cebola cortada em brunoise. Acrescente as raspas do limão, o creme de leite e o suco do limão. Cozinhe por alguns minutos para que o molho engrosse.

Nenhum comentário: