domingo, 5 de maio de 2013

EU RECOMENDO // Sobre o amor e paladar – parte 2

Por Márcia Witczak (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Compartilhamos outra paixão declarada: o Rio de Janeiro! Luiz é carioca; eu, gaúcha, mas o Rio é o nosso refúgio pra descansar e namorar.  E lá também temos nossos cantinhos favoritos.

Descendo no Santos Dummond, já enchemos a boca d’água lembrando dos pratos do Zazá Bistrot (foto abaixo), que fica na Rua Prudente de Moraes em  Ipanema. 
E é pra lá que a gente vai logo na chegada. Pedimos de entrada um combinado de ceviches. O nosso  prato principal é o mesmo: Braseado de polvo com lulas grelhadas, arroz vermelho, brocoli e farofa de limão confit.  É de rezar comendo! Uma delícia.  De sobremesa (sim, aqui estamos de folga, afinal de contas!) um carpaccio de banana com sorvete.  A decoração retrô e os drinks exóticos da casa são uma atração à parte. Vale a pena viajar pelo menu e experimentar um diferente a cada visita.

Ainda em Ipanema, não perdemos as saladas do Alessandro e Frederico, na Rua Barão da Torre - minha favorita é a Valentina com folhas verdes, salmão defumado, queijo de cabra ,  pesto de manjericão e amêndoas.
Na Rua Barão da Torre também tem o Bazzar que é muito bom.  Experimentem a  salada de folhas com pêra e gorgonzola. O molho é servido quente, delicioso.  Eu peço o  atum semi grelhado com molho teriaki e cevadinha. O prato favorito do Luiz é o Filé com molho de Damasco acompanhado de risoto de Brie.  

A sobremesa com café, já que o Nossa Cozinha ainda não tem filial por lá, é no Market Ipanema, na Visconde de Pirajá: Apple crumble. Um pecado que vale a pena ser cometido!  
No Rio também  vale muito a pena conhecer o CT Boucherie, do francês Claude Troigros, na Rua Dias Ferreira, no Leblon.  Você escolhe a carne e a novidade é o rodízio de guarnições.  Uma melhor do que a outra. Destaque para o tomate assado com farofa, o purê de maçã e o risoto de quinoa.

Ah, não posso esquecer do Térèze, em Santa Teresa, no hotel Santa Teresa. Um brunch romântico regado à champagne no domingo, com direito a uma bela vista do Rio de janeiro, imperdível. 
A vida é curta e alguns prazeres, mesmo os mais simples, tem que ser compartilhados. E se for na madureza da vida, melhor ainda. E nunca é tarde. Ou diria Drummond: é melhor ainda se for mais tarde! Desfrutem!


AMOR E SEU TEMPO
(Carlos Drummond de Andrade)

Amor é privilégio de maduros
estendidos na mais estreita cama,
que se torna a mais larga e mais relvosa,
roçando, em cada poro, o céu do corpo.
É isto, amor: o ganho não previsto,
o prêmio subterrâneo e coruscante,
leitura de relâmpago cifrado,
que, decifrado, nada mais existe
valendo a pena e o preço do terrestre,
salvo o minuto de ouro no relógio
minúsculo, vibrando no crepúsculo.
Amor é o que se aprende no limite,
depois de se arquivar toda a ciência
herdada, ouvida. Amor começa tarde.

Zazá Bistrot
Rua Joana Angélica, 40
Ipanema  Rio de Janeiro
(21) 2247-9101

Alessandro e Federico
Av. Garcia de Ávila, 134
Ipanema - Rio de Janeiro
(21) 2521-0828

Bazzar
R. Barão da Torre, 538  
Ipanema - Rio de Janeiro
(21) 3202-2884

Market Ipanema
R. Visc. de Pirajá, 499
Ipanema - Rio de Janeiro
(21) 3283-1438

CT Boucherie
Rua Dias Ferreira, 636
Leblon, Rio de Janeiro
(21) 2529 2329

Térèze
R. Alm. Alexandrino, 660 - Santa Teresa
Rio de Janeiro - RJ
(21) 3380-0220


(*) Márcia Witczak é jornalista da TV Globo e Luiz Horta, economista.

Nenhum comentário: