terça-feira, 28 de maio de 2013

GASTRONOMIX // Cozinha de estar é finalista


Cozinha de estar- Receitas práticas para receber, de Rita Lobo, está entre os Top 200 livros de culinária de 2013 pelo Gourmand Awards, o maior prêmio de gastronomia e vinhos do mundo, envolvendo mais de 80 países, entre os quais Austrália, Angola, Bósnia, Cambodja, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Reino Unido.

O prêmio foi criado em 1995 e elege, anualmente, 5 livros de 5 diferentes países nas categorias Culinária e Vinho e Bebidas. A primeira seleção elencou 200 livros de culinária e 50 de vinhos e bebidas neste mês de maio. O livro de Rita Lobo, lançado pela Editora Paralela, concorre com outros três títulos brasileiros nessa primeira fase: Uns cheios, outros em vão, de Heloisa Seixas (Casa da Palavra); As minhas receitas de bacalhau, de Vitor Sobral (Senac); e Pequena biblioteca do vinho, de Clara Clotto (editora Lafonte-Larousse).

A segunda seleção será realizada em dezembro, quando serão eleitos os vencedores de cada país para, então, os júris selecionarem "Os melhores do mundo" em janeiro de 2014. A cerimônia de premiação está prevista para março do próximo ano.

Sobre o livro
Cozinha de estar proporciona ao leitor receitas de confiança e mais liberdade na cozinha. Com o intuito de tornar cada processo mais simples e prático, como o próprio título indica, o livro revela todos os segredos da arte de receber bem, deixar os convidados à vontade e surpreendê-los com pratos que vão parecer ter dado muito mais trabalho do que realmente deram. As receitas abrangem sopas, saladas, pratos principais, sobremesas e drinques.

Rita Lobo
Além de ser autora de diversos livros, como o best-seller Panelinha: Receitas que funcionam (Editora Senac São Paulo) e o e-book Culinária para bem estar: receitas antiTPM (Editora Paralela), Rita Lobo também assina a seção "Panelinha" na Lola Magazine (Editora Abril) e apresenta a série Cozinha Prática no canal GNT (Globsat). Formada em gastronomia nos Estados Unidos, a chef começou a escrever sobre comida em 1995, na Folha de S.Paulo. Em 2000, criou o site Panelinha, que dirige até hoje.

Nenhum comentário: