sexta-feira, 19 de abril de 2013

DRINK_ME// Limoncello’s cocktails

Por Juliana Raimo
Este mês para mim o assunto foi Limoncello. Pois, além de minha produção caseira junto a minha amiga Dani Biancolini, acabamos de vender uma safra para um importante restaurante em São Paulo, o Zena Caffé (http://www.zenacaffe.com.br) o que faz com que São Paulo em peso possa conhecer nosso produto. Além disto, ao vender as garrafas para amigos e clientes muitos nos perguntam sobre receitas com o licor mais apreciado na Itália.
Aproveitando a postagem de um amigo que também é um amante deste produto e de outras pesquisas que já tinha em meu acervo, reuni aqui cinco bons drinks que utilizam esse licor em suas receitas.
Então, vamos a elas, lembrando que um bom Limoncello pode também ser bebido puro, bem gelado e como um digestivo ao final das refeições.

1 | Buonasola
- 60ml Grey Goose L'Orange
- 40ml licor Limoncello
- 40ml Campari
- 30ml Simple Syrup (1 parte açúcar diluído em 1 parte de água)

- 180ml suco de laranja

Encha uma coqueteleira com gelo e os ingredientes. Chacoalhe bem e sirva em um copo longo com pedras de gelo. Decore com uma rodela de laranja e sirva com canudo.
2 | Lemon Drop
     - 30ml vodka
- 10ml cointreau ou triple sec curaçau
- 10ml suco de limão siciliano
- 10ml de licor Limoncello
- Crosta de açúcar com raspas de limão siciliano na borda do copo.

Preparar na coqueteleira com gelo e servir coado em copo shot.

3 | Corleone 
- 75ml Gin
- 15ml Licor Limoncello
- 30ml Licor Cointreau
-  ½ limão siciliano
- ¼ limão tahiti

Preparar na coqueteleira com gelo e servir em taça martini pré-preparada com crosta de açúcar e gengibre.*  Se desejar, decorar com um twist de limão siciliano.
* Para a crosta, misture 1 colher de café de gengibre em pó e 2 colheres de café de açúcar. Misture bem e despeje em um prato de sobremesa. Umedeça a borda da taça martini com uma fatia de limão e pressione a taça no pires.
- Agradecimento Barman Gus de Jesus.

4 | Limoncello Rosemary

- 60ml de vodka
- 20ml de limão siciliano
- 30ml de licor Limoncello
- 3 ramos de alecrim (decor)

Em uma coqueteleira com gelo adicionar todos os ingredientes bater bem. Servir coado em copo baixo com três pedras de gelo e finalizar com dois ramos de alecrim.

- agradecimento coletivo SP11 e barman Ricardo Bassetto.
5 | Limoncello Soda (sem álcool)

- 2 colheres de sopa de xarope de limão(ver abaixo)
- 1 lata de club soda
- 2 limões sicilianos

Ingredientes para o xarope de limão
- 1 xícara de açúcar
- 2 limões sicilianos
- 1 xícara de água

A – xarope:
Coloque uma xícara de açúcar para caramelizar (em fogo baixo). Quando estiver da cor de caramelo, lave muito bem 2 limões e corte-os em quatro partes (com a casca). Coloque o limão na calda e vá apertando com uma colher de pau para soltar o suco. Quando já estiver com bastante calda de limão, aumente o fogo e ponha uma xícara de água e deixe ferver. Depois que levantar fervura, abaixe o fogo por 3 minutos e desligue. Deixe esfriar na panela. (Pode guardar em qualquer recipiente desde que seja de louça ou vidro).

B – preparo:
Encha um copo highball com gelo. Despeje as duas colheres de sopa de xarope de limão sobre o gelo, e complete com club soda. Adicione um pouco de suco de limão e sirva.
 
Créditos da produção, Foto: Luciana Fiaux
Agradecimento: http://www.meudrink.com.br/

Nenhum comentário: