sexta-feira, 12 de abril de 2013

GASTRONOMIX// Estrangeiros no Brasil

O turismo gastronômico é um negócio que não deve ser subestimado. Quem vai me dizer que, indo a Portugal, não faz questão de comer um bacalhau? Ou qual estrangeiro, vindo ao Brasil, deixará de provar a feijoada e caipirinha. Melhor ainda, é quando os viajantes descobrem sabores que existem além dos clichês. Não por acaso, portanto, ganhar turistas “pelo estômago” tem sido uma estratégia muitíssimo usada pelo Brasil e por outros países. Vejam só:
O chef argentino Francisco del Piero viaja pelo Brasil gravando uma série especial de programas para o canal a cabo El Gourmet. Travesia: Francisco en Brasil, vai percorrer sete estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia) para mostrar ao público latino a diversidade da gastronomia do país. A produção é apoiada pela Embratur, que tem na América Latina como mercado prioritário. Não por acaso, só da Argentina vieram 1,6 milhão de visitantes em 2011.
Outro chef estrangeiro, Heiko Neider, responsável pelo The Restaurant, do hotel Dolder Grand de Zurique, veio a São Paulo preparar um jantar para 100 convidados, incluindo representantes das principais agências de turismo de luxo da capital paulista. Quem trouxe Neider foi a Swiss Deluxe Hotels, associação que reúne os 38 hotéis mais luxuosos da Suíça. Nieder, que possui duas estrelas no Guia Michelin, é reconhecido por usar elementos da gastronomia molecular.

O cardápio: de entrada, atum com abacate, pepino e manjericão; de pratos principais, lagosta com morango, beterraba, estragão e mostarda, seguida por robalo e lula com leite de amêndoa defumada, lima e pêssego e, para completar, carne com mix de castanhas e frutas secas, aipo e queijo gruyère; na sobremesa, cheesecake de manga, creme azedinho e zimbro e pralinés de chocolate.

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