sábado, 13 de abril de 2013

ABROBRINHAS // Fome nas alturas

Luciano MilhomemColunista de Alimentação Natural do Gastronomix
Todo vegetariano que se preze já passou fome no ar. Dentro do avião, viu o passageiro ao lado saborear um sanduíche de presunto, uma lasanha à bolonhesa, um medalhão de frango ou um filé à parmegiana, e teve de se contentar com três bolachinhas de sal ou um saquinho de amendoim. Bem... Vale dizer: nos bons tempos de caprichados serviços de bordo!


Em tempos de barrinhas de cereal – e olhe lá! – esse mal-estar tornou-se menos comum. Mesmo assim, ainda acontece. Na hora do lanche em pleno vôo, as companhias aéreas brasileiras dificilmente têm algo decente a oferecer aos passageiros que não comem carne.


Já passei fome nas alturas, como muita gente que faz vôos em território nacional. A maioria das empresas só dispõe de alimentação especial para vegetarianos em rotas internacionais. Fiz uma pesquisa nos sites dessas companhias e telefonei para algumas. Descobri que somente uma – a Avianca – oferece cardápio vegetariano para quem voa dentro do Brasil. Segue o resultado de minha breve investigação (em ordem alfabética):

AVIANCA
Em todas as rotas domésticas, a empresa oferece refeições, incluindo sobremesas, pães e frutas. Há troca constante de cardápios em ciclos. Também serve refrigerantes, água, sucos e café. Nos vôos internacionais, há lanche quente logo após a decolagem, além de café da manhã contendo frutas, bolos, pães variados e duas opções de pratos quentes, à escolha do passageiro, para almoço e jantar.

Para beber, dispõe de vinho branco e tinto, uísque, vodka, cerveja e chás. Única companhia aérea a servir alimentação vegetariana em vôos domésticos, a Avianca exige apenas que o passageiro faça o pedido de refeição especial com 48 horas de antecedência. Detalhe importante: essa regalia só vale para vôos com mais de 1 hora de duração, o que não deixa de ser uma vantagem mesmo assim.

AZUL

Oferece serviço de alimentação a bordo. Como bebida, tem Coca-Cola, Cola-Cola Zero e sucos de caixinha nos sabores laranja ou pêssego, também na opção light. Para comer, há cinco tipos de lanche: amendoim, bolacha integral, rosquinha de leite, biscoito salgado integral, biscoito de chocolate recheado sabor baunilha, biscoito “sortudo”, batata chips, goiabinha, aviõezinhos ou mix aperitivo. Serve os snacks em cestas de vime, eliminando assim os carrinhos que tanto atrapalham a circulação no corredor.

GOL
Recentemente, a companhia parou de servir alimentação gratuita a bordo. Quem sentir fome no ar deve pagar pelo próprio lanche. Todos os sanduíches à venda contêm carne. Pode-se sempre lançar fora o salame ou o blanquet de peru e comer o sanduíche só com queijo e tomate, por exemplo. Mas há kits de lanche sem carne, todos um tanto calóricos, deve-se lembrar.

SETE
A empresa serve apenas suco, biscoito integral e pão com mussarela e presunto. De novo, pode-se quebrar o galho lançando fora o presunto.

TAM

Só oferece refeições especiais, como a vegetariana, em vôos internacionais. Mesmo que o passageiro realize uma viagem internacional com conexão nacional, somente poderá solicitar o serviço de refeição especial para o vôo internacional. Para pedir refeição especial para o vôo internacional, o passageiro precisa verificar as opções do serviço e fazer o pedido com 48 horas de antecedência ao vôo por meio da Central de Vendas (4002-5700 – tarifação local). Para onde ainda não há esse serviço, o número é 0800-5705700.

Já para o passageiro internacional, a TAM dispõe de vários tipos de refeição especial. Elas podem ser de baixa caloria, baixo colesterol/light, comida para bebê, de fácil digestão, para crianças, para diabéticos, à base de frutas, com ou sem frutos do mar, hindu, kosher, muçulmana, sem glúten, sem lactose, sem sal, vegetariana, vegetariana oriental, vegetariana asiática, vegetariana jainista, ovolactovegetariana.

A companhia alerta que se deve sempre verificar se o serviço de refeição especial da preferência do passageiro está disponível para a rota de viagem dele. Faz isso por meio da Central de Vendas e Fidelidade (4002-5700 – tarifação local). Nos locais que ainda não possuam esse, o número é 0800-5705700.
A Passaredo não tem informações online sobre seu serviço de bordo, e obtê-las por telefone exige longuíssima espera, diferentemente de outras empresas. Confesso que desisti.

Na próxima Crônica, prometo trazer o resultado da pesquisa junto a companhias estrangeiras. Um passo, isto é, um vôo de cada vez. Boa viagem!

Um comentário:

N.B. disse...

Muito bom.
Quando fiz viagens internacionais em companhias estrangeiras não encontrei problemas.
Agora que estava pra fazer uma viagem numa companhia brasileira estava com dúvida de como avisar que seria necessário comida vegetariana.
Muito útil o post.