sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

DRINK_ME // Caipisaquê de Jun Daiti

Por Juliana Raimo

Típico bar japonês, o Izakaya* Issa de dona Margarida Haraguchi, mulher do chef Masanobu do restaurante ao lado Ban, une a gastronomia japonesa com um ambiente agradável (com tatames no chão) e uma ótima seleção de Saquês e Shochus.

Não há sushis e sashimis no cardápio, mas se seu desejo for muito grande, eles podem mandar buscar do restaurante Ban ao lado.

Estive lá semana passada fazendo uma degustação com a Yasmin Yonashiro,
sake sommelière e embaixadora do sake JUN DAITI no Brasil e aprendi um pouco mais sobre o universo deste fermentado de arroz.

Segundo Yasmin, os saquês são inúmeros – 40 mil rótulos – com diferentes tipos e categorias. Um verdadeiro universo a ser descoberto pela cultura ocidental. O Jun Daiti por exemplo, é uma ótima recomendação para compra no Brasil, pois por ser engarrafado aqui, chega as prateleiras com um ótimo preço – média 25 reais.

Beber saquê com comida japonesa que leve o molho shoyu é uma ótima combinação, pois justamente o “salgado” deste molho é o que não consta na composição do saquê, logo um complementa o outro.

No Brasil, o saquê foi absorvido pela população de forma pura com sushis e sashimis ou nas famosas caipisaquês. Mas vale lembrar que ele se funde muito bem com drinks mais elaborados, desde que as misturas não anulem seu sabor. Alguns bares com Sub Astor em São Paulo exploram bem esta base de bebida em seu menu de drinks.

Frutas que combinam muito bem com o saquê são: uva, kiwi, melancia, abacaxi, morango e lichia. Além do pepino, do capim limão e especiarias como canela e gengibre.

A Assessoria da Jun Daiti – Luciana Branco - nos cedeu a receita da caipi acima:
 
CAIPISAKE DE JUN DAITI E KIWI

- 1 1/2 kiwi em cubos
- 1 colher de sopa rasa de açúcar
- 4 cubos de gelo
- 50ml de JUN DAITIä sake

Modo de Preparo: no copo, macere levemente a fruta com o açúcar. Coloque o gelo picado, acrescente JUN DAITI e misture.
* Dica: se a fruta estiver doce, não há necessidade de açúcar.

Faça um tour pelo bairro da liberdade e comece a explorar este destilado que tem todos os sabores e muito a ser apreciado.

- Izakaya* = palavra que em japonês define um “bar para tomar saquê”

- Saquê Jun Daiti: 14% de teor alcoólico, encontrado em várias redes de supermercado, preço médio R$25. Ideal ser consumido em no máximo 6 meses.

SOBRE O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO SAQUÊ

O saquê é uma bebida milenar. Não se sabe exatamente se surgiu no Japão ou na China, mas os primeiros indícios sobre esta bebida aparecem no período de 300 d.C, período Yayoi.O processo de produção do saquê começa com a escolha do arroz, que pode ser próprio para a produção  pode ser um arroz para comer. Existem vários tipos de arroz de cada segmentação. Depois, o saquê passa por um processo de polimento, lavagem e imersão em água. Então, inicia-se o processo de fermentação, que de forma bem simplificada é a transformação do amido em glicose e glicose em álcool. Este processo é  produzido em contínuas fermentações e filtragens, que dura cerca de seis meses, dependendo do saquê. Depois de fermentada, a bebida é filtrada, pasteurizada e colocada para descansar antes de ser engarrafada. Tudo é acompanhado de perto pelo toji, mestre de produção de sake.  

Izakaya Issa
 Rua Barão de Iguape, 89
Liberdade - São Paulo
 tel + 55 11 3208 8819
Seg. a sex. 18h30/23h30; sáb. 18h/23h30; dom. 18h/23h.

Bar Sub Astor
Rua Delfina 163
Vila Madalena São Paulo
 tel + 55 11 3815-1364

Nenhum comentário: