segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

EU RECOMENDO // Tóquio em várias etapas

Por Luis Maurício Navarro (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Com quase 15 milhões de habitantes e com uma população que alcança mais de 37 milhões de habitantes em sua área metropolitana, Tóquio é considerada a área urbana mais populosa do mundo. Com uma extensão que cobre mais de 8 mil quilômetros quadrados em sua região metropolitana, Tóquio é formada pela junção de bairros, cidades satélites e vilarejos, cada qual com administração própria. Todos os dias, grande parte dessa população lota as zonas centrais nas quais se encontram edifícios de escritórios, sedes de empresas, universidades, lojas e centros comerciais.
Quem viaja a trabalho a Tóquio, dificilmente escapa de passar pelo distrito de Roppongi. Nele encontram-se muitas embaixadas, escritórios de organismos internacionais, sedes e escritórios de empresas e grandes bancos e redes de TV. Ali circula também grande parte da comunidade estrangeira que vive em Tóquio. Para atender a toda essa população que circula pela área, surgiram inúmeros restaurantes, bares, discotecas e até casas de strip tease. Como característica comum de todas as grandes áreas metropolitanas do Japão, devido principalmente à falta de espaço horizontal, os restaurantes, bares e outros locais de entretenimento surgem dentro de edifícios, quase imperceptíveis para aqueles que andam desavisados pelas ruas do bairro.
No entanto, no meio de tantos arranha-céus espelhados, destaca-se o complexo Roppongi Hills, construído em 2003 pelo magnata do ramo imobiliário Minoru Mori. O complexo tem como centro a Mori Tower, edifício de 54 andares com restaurantes, cafés, lojas, escritórios, cinemas, hotéis, um museu de arte, e um terraço na cobertura com uma vista impressionante da cidade. Ao redor, encontram-se jardins, praças, obras de arte e várias outras atrações que tornam a visita ao local obrigatória para quem quer conhecer a Tóquio moderna. Não é obrigatório estar todo o dia no complexo, mas para os que quiserem, existem opções gastronômicas e de entretenimento para todos os horários.

Para aqueles que nunca perdem a oportunidade de ter uma boa vista, a melhor opção é sem dúvida o Roy’s, com suas paredes de vidro e uma vista de perder o apetite, tanto de dia como de noite. No entanto, o Roy’s não chega a ter uma cozinha tradicional japonesa, com um cardápio mais bem ocidental.
Para os que realmente curtem a cozinha japonesa, recomendo um restaurante mais tradicional como o Rokuzo, especialista em frutos do mar, seja na forma do tradicional sashimi, ou mesmo ao vapor e grelhados. Na hora do almoço, eles oferecem um lunch menu bem interessante e relativamente barato, alem de um ambiente bastante mais intimista.
Depois de alimentar o corpo, por que não alimentar também a mente com uma visita ao Mori Museum, situado no 53o andar da Mori Tower. Esse pequeno museu de arte contemporânea caracteriza-se por não possuir um acervo permanente, mas sim mostras temporárias de artistas contemporâneos. Assim, as obras expostas variam de acordo com o calendário de exibição e sempre com novidades. Só o portal de entrada do museu já vale a pena a visita. Depois da visita ao museu, chega a hora de trocar aquelas impressões sobre a exposição e como cada obra lhe afetou. Arte contemporânea tem muito disso.
Recomendo subir então um andar e sentar no Mado Spice café, de preferência no lado oeste e no fim da tarde. Das paredes de vidro do 54o andar, pode-se apreciar o por do sol por trás do Monte Fuji. Imperdível. Alem do que, o Spice oferece, alem dos tradicionais cafés, uma oferta diferente de chás, doces, biscoitos e sorvetes que mais lembram uma pâtisserie francesa e alguns sanduíches, para quem optou por um almoço mais light. Se não estiver muito frio, e mesmo estando, recomendo subir mais um andar, passear no heliporto e ver a vista deslumbrante da cidade.
Para os mais fervidos, que não querem perder tempo indo a hotel, recomendo emendar já no Rigoletto, bar/restaurante que mistura bebidas hispânicas (desde de sangria a drinques com tequila, pisco e outras variedades de bebida da America hispânica) com cozinha ítalo-americana. Lá é ponto de encontro dos estrangeiros e expatriados do bairro e da cidade, que não são poucos. Uma mistura de idiomas e estilos que lembra os bares mais descolados de NYC. A comida não é grande coisa, mas é um bom local pra encerrar o dia e voltar pro hotel um tanto alto e cair na cama, ou mesmo emendar numa boate, mas aí já não recomendo a região de Roppongi. Bom mas essa já é outra história

(*) Luis Mauricio Navarro adora viajar, conhece meio mundo e trabalha no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

2 comentários:

mcneyse disse...

replica bags nancy browse around here p9o35g7m74 replica bags paypal replica kipling bags gucci replica n6e21s0i74 replica bags hong kong address c4b90g9s26 bags replica ysl replica bags in london

nesesegoa disse...

this page replica radley bags Louis Vuitton fake Bags replica bags in delhi navigate to these guys replica bags in china