quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AO PÉ DO OUVIDO// Para ver, ouvir, ler e dar de presente

Por Rosualdo Rodrigues

Nesta época, não tem jeito. Listas de melhores do ano ou de sugestões de presentes são quase inevitáveis. Vamos aqui, então, juntar uma coisa e outra: se vai como sugestão de presente, é porque é artigo de primeira e, portanto, dos melhores lançados nos últimos meses. Discos, DVDs e livros sobre música compõem a lista de 20 itens que publicaremos hoje e na próxima quarta-feira, e que pode ser útil para quem ainda gosta de dar música de presente.

Tudo tanto, de Tulipa Ruiz
No segundo CD, Tulipa mostra evolução como cantora e manda mais uma coleção de canções pop deliciosas e inteligentes.


Noel Rosa, o poeta do samba e a cidade, de André Diniz
Além do texto fluido e agradável, o livro tem um belo trabalho gráfico e é ricamente ilustrado com fotos que reconstituem o Rio dos tempos de Noel, de 1910 a 1937. A editora é Casa da Palavra.


Tudo esclarecido, Zélia Duncan canta Itamar Assumpção
Neste recém-lançado CD, Zélia interpreta lindamente 13 canções de Itamar, incluindo uma inédita, feita especialmente para ela, Zélia mãe Joana.

O fole roncou! Uma história do forró, de Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues
Não é porque sou um dos autores... Ou por ser e, nessa condição, ver a reação da crítica e dos leitores, bastante positiva e entusiasmada, que acho recomendável para qualquer um que curta música e histórias humanas. Editora Zahar.


A joyfull noise, do Gossip
Um dos melhores discos pop lançados em 2012. Desses para dançar, cantar junto e apertar de novo o play ao fim da última música.


Little broken hearts, de Norah Jones
Outro CD com qualidades que o tornam um item obrigatório nas listas de melhores lançamentos musicais deste ano.


Noite luzidia, de Maria Bethânia, com convidados
O DVD, que acaba de sair, traz o show feito no Canecão, em
2001, para celebrar os 35 anos d carreira de Bethânia. Com participações de Adriana Calcanhotto, Chico César, Vanessa da Mata, Moreno e Caetano Veloso, Chico Buarque e outros.

Magical mistery tour ou Yellow submarine, dos Beatles
Os dois filmes dos Beatles (o segundo é uma animação) ganharam novas edições em DVD. E em se tratando de Beatles, não é necessário justificar porque são recomendáveis.
100 anos de Gonzagão, com vários artistas
Este álbum triplo traz diferentes leituras para músicas do repertório de Gonzaga, por artistas de gêneros distintos, dos veteranos forrozeiros Dominguinhos e Anastácia a à pouco conhecida banda Nation Beat. Wanderléa, Zezé Motta, Angela Ro Ro e até Elke Maravilha marcam presença.


Partimpim tlês, de Adriana Partimpim
Lançado em CD e vinil, é um disco para crianças e para quem mantém em algum lugar da cabeça e do coração seu espírito lúdico.

Nenhum comentário: