sábado, 3 de novembro de 2012

ABOBRINHAS // Onde tudo começou...

Luciano Milhomem
Colunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Conheci o Rancho do Peixe em 2008, quando passei temporada inesquecível em Jericoacoara, um dos paraísos praianos do Ceará. A pousada fica no vilarejo do Preá, a poucos quilômetros de Jeri. São 20 bangalôs, todos de madeira e palha, com decoração à base de chita estampada. Charmosos que só! Fiquei uma tarde toda lá. Relaxei tanto que dormi enquanto minha amiga Cris batia um papo animado com a gerente do lugar e uma funcionária.

Fomos lá para almoçar e acabamos voltando somente à noitinha. Nunca me esqueci daquela tarde, até porque tirei várias fotos. A vista é sedutora. Não me espanta que conquiste tantos turistas. Naquela época, não havia burburinho no Preá. A paz ali era completa.
Jeri sempre foi a estrela entre as praias menos próximas de Fortaleza. Para quem não dispõe de um helicóptero ou de uma camionete de tração 4 x 4 – caso da maioria dos visitantes –, a opção é uma longa jornada de ônibus da capital cearense até o município de Jijoca e, de lá, uma hora numa jardineira que vai sacolejando sobre as dunas até Jeri. Mas cada minuto da viagem tem sua recompensa depois.

Lembro-me de que foi em Jericoacoara, em 2007, que deixei de comer carne vermelha. No ano seguinte, lá também, interrompi o consumo de carne de frango. Jeri foi, portanto, o primeiro cenário da mais profunda alteração em minha dieta. Qual não foi, então, a grata surpresa quando recebi, de meu amigo Rodrigo Caetano, a mensagem que informava: “Pousada no CE cria cardápio exclusivo para hóspedes vegetarianos”!

O Rancho do Peixe oferece, agora, petiscos, pratos, sopas, saladas, risotos e massas sem carne. A pousada comunica que adaptou pratos típicos, como bobó de camarão, moqueca de peixe, além de estrogonofe, lasanha e filé à brasileira, para os hóspedes que não comem carnes. O novo cardápio, claro, agrada também aos que preferem refeições mais leves. Oferece, por exemplo, “Bobó de palmito”, feito com palmito refogado na manteiga, cebola, tomate, pimentão, azeite de dendê, leite de coco, creme de mandioca e requeijão, e vem servido com farofa de dendê, arroz branco e salada.
O “Strogonoff à delícia” agora, em vez de carne, leva berinjela. Na receita, entram também manjericão, tomate seco e azeitonas. Ainda é servido com arroz, porém integral, e batata palha. O tradicional “Filé à brasileira” também está de cara nova: berinjela empanada com castanha de caju e parmesão. O prato vem acompanhado de arroz integral, feijão, ovo frito e couve refogada.

Entre os petiscos, destaca-se o bolinho de soja. Há também grelhados bem diferentes dos tradicionais. O “Grelhado Vegetariano” é composto por berinjela grelhada, castanha de caju, alcaparras, queijo Minas frescal, manjericão e vinagre balsâmico. O “Grelhado de Abóbora” leva à mesa abóbora cortada em tiras finas e grelhadas no azeite ao molho de azeitonas pretas e pimenta dedo-de-moça. Para os fãs de comida com toque agridoce, o “Grelhado de Legumes” é a pedida. Leva abobrinha, abóbora, berinjela, palmito, tomate, manga e gengibre.
Há risotos “verdes” também. No “Vegetariano”, entram limão siciliano, alho poró e parmesão. No “Caipira”, ervilha, milho verde, abóbora, queijo coalho, tomate fresco, leite de coco e salsinha.  Além disso, há quatro opções de molhos para os amantes de massa: os novos “Spaghetti com Legumes ao Shoyu”, que leva cenoura, repolho branco, cebola roxa, brócolis, pimentões e shoyu, e “Picante”, com alho, azeite, pimenta dedo de moça e parmesão. As sopas de abóbora, com alho poró e gengibre, e a de feijão, com couve, macarrão e batata, também prometem!

Agora, tenho mais um bom motivo para retornar a Jeri e ao Preá. Como sempre, o único problema, depois, é voltar para casa...

Rancho do Peixe (Preá-CE)
E-mail:reservas@ranchodopeixe.com.br

Nenhum comentário: