quarta-feira, 17 de outubro de 2012

AO PÉ DO OUVIDO// Made in Holland


 Saber que Van Gogh cortou a própria orelha e reconhecer um de seus quadros ou ter visto o drama de Anne Frank no cinema ou em livro não faz de ninguém um especialista em arte, cultura e história holandesas. Mas é mais ou menos o que quase todos nós aqui no Brasil sabemos a respeito daquele país, além de que Amsterdã é uma cidade encantadora, onde se compra maconha em bares e grande parte da população anda de bicicleta.

Se falarmos de manifestações culturais ou artísticas recentes, então, vai ser necessário puxar pela memória para encontrar um título de filme, como A excêntrica família de Antônia, de Marleen Gorris, ou Caráter, de Mike van Diem... Por tudo isso, se torna surpreendente o sucesso, pelas bandas de cá, de Traincha (forma mais pronunciável do nome de Trijntje Oosterhuis).

A cantora ficou conhecida aqui no Brasil desde que lançou dois ótimos discos dedicados à música de Burt Bacharach. Parece ter conquistado o público brasileiro, já que, depois disso, foram lançados entre nós mais dois álbuns dela, Sunday in New York, mais jazzístico, e Never can say goodbye, em que ela recria de maneira muito inusitada músicas do repertório de Michael Jackson.



Agora chega mais um, Wrecks we adore, uma amostra do quanto Traincha é versátil e canta maravilhosamente tudo que se propõe a cantar. Neste caso, ela passeia por soul, blues e r&b, em 10 canções originais (de músicos conterrâneos, apesar de todas em inglês) um tanto convencionais, e deliciosas justamente por essa falta de pretensão. Chegam confortavelmente aos ouvidos, para o que contribui imensamente a voz poderosa, limpa, mas sem afetação de Traincha – e afetação é o que tem sobrado nas intérpretes do soul e derivados ultimamente.

Better think twice abre o disco estrategicamente: é a mais ganchuda de todas, tipo “essa é pra tocar no rádio”.  Uma ótima amostra do que você vai ouvir ao longo do disco. E depois da explosiva e super-retrô Hapiness, que vem em seguida, difícil não querer ir até o fim.

2 comentários:

yanmaneee disse...

yeezy boost 350
supreme clothing
yeezy shoes
golden goose sneakers
retro jordans
kevin durant shoes
jordans
pg 1
supreme new york
lebron 18

thesheshe disse...

replica bags china free shipping read this post here l5n84y0t81 replica bags in delhi you could try these out b5f63a3k50 Ysl replica replica bags chicago replica bags turkey replica hermes bag g5q42e4f67 replica bags for sale