sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DRINK_ME // Licor de Laranja:escolha o seu

Por Juliana Raimo
Queria falar um pouco dos licores de laranja e similares, pois, além de ter sido presenteada com um recentemente – Mandarine Napoléon, percebo que são os mais presentes na maioria dos coquetéis existentes.

Acredito que o mais conhecido de todos é o célebre Cointreau. Quem já não tomou um cálice, usou em receitas gastronômicas ou viu sua avó servindo aos convidados?


Depois descobri o maravilhoso Gran Marnier, que de tão bom e sabor particular, pode ser tomado puro com uma pedra de gelo ao final de uma refeição (como um digestivo).

A diferença entre eles é:

- Cointreau: álcool, açúcar e casca de laranja (40% graduação alcoólica). Origem Francesa.

- Gran Marnier: Cognac, açúcar, álcool etílico, extrato natura de laranja, e corante de caramelo. (40% graduação alcoólica). Origem Francesa.

- Mandarine Napoléon:  maceração de cascas de tangerina e vinte uma ervas diferentes junto ao conhaque (40% graduação alcoólica). Origem Belga.

Achei que poderia passar três receitas com o último dos licores acima, por ser menos conhecido então mais difícil de encontrar informações relacionadas:

Imperial Daisy


- 25ml de Mandarine Napoléon
- 50ml de Tequila Anejo Blanco
- 25ml suco de limão tahiti fresco

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e sirva em taça Martini previamente resfriada. Decore com uma fatia de limão.

Mandarine Old Fashioned

- 25ml de Mandarine Napoléon
- 25ml de Bourbon
- 3 espirros de  angostura bitter
- Casca de laranja

Em um copo baixo adicione o bitter e o zest (torcida da casca da laranja) e mais duas pedras de gelo. Acrescente 5ml de Mandarine Napoléon e 5ml de Bourbon e mexa. Adicione mais duas pedras de gelo e o restante das doses e mexa novamente.

Mandarine & Cramberry



- 50ml de Mandarine Napoléon
- fatia de limão tahiti
- suco de cramberry

Em um copo longo adicione o licor sobre pedras de gelo e mexa. Complete com suco de crambery e se desejar decore com uma fatia de limão.

Nenhum comentário: