quinta-feira, 11 de outubro de 2012

GASTRONOMIX// Suflê de moqueca, por Roland Villar

O chef francês Roland Villard, do restaurante Le Pré Catelan, do Sofitel Copacaban, no Rio, , foi o convidado da última aula-show da edição 2012 do projeto CasaPark Gourmet. Com muita simpatia e clareza, apesar do forte sotaque francês, que enrolava algumas palavras, Villard mostrou à plateia o preparo de um cardápio composto por suflê de moqueca de camarão, de entrada; trouxinha de cherne recheadas com frutos do mar, de prato principal; e, na sobremesa, petit gateau frio de mousse de chocolate e creme de coco e sorvete de cupuaçu. Para quem quiser botar a mão na massa, aqui vai a receita da entrada, o suflê de moqueca, a mais prática das três apresentadas
Vale lembrar que o CasaPark Gourmet deste ano acabou mas ano que vem tem mais. Os encontros – mensais e sempre às terças -- serão retomados em abril. Eles são abertos ao público, basta se inscrever na página do shopping no Facebook (vagas limitadas). Cada convidado mostra o preparo de um cardápio completo e o público recebe as receitas e bloquinho para tomar anotações. Apenas alguns felizardos são escolhidos na plateia para degustar o resultado. Mas a sobremesa é servida para todos.
Vamos então à receita:

Suflê de moqueca de camarão
Ingredientes  para seis porções

1/2 xícara  de chá (200ml) de cebola picada
1/2 xícara de chá de tomate picado
1/2 xícara de chá de camarão fresco sem casca
1/2 xícara de camarão seco sem casca
1/2 xícara de pimentão vermelho picado
1/2 xícara de pimentão verde picado
1 colher de sopa de alho moído
1 colher de sopa de gengibres picada
2 colheres de sopa azeite de dendê
300 ml de leite de coco
40 gr de maisena com 40ml de água
1 colhere de sopa de coentro picado
6 gemas
6 claras
50 gr manteiga pomada para untar a ramequinho ou tigela
50 gr de farinha para polvilhar o ramequinho ou tigela

Modo de fazer:
Preparação da moqueca de camarao

 Refogar numa panela o alho depois cebola e seguinte, os pimentões, os camarões frescos e secos e gengibre. Depois de 5 minutos acrescentar o leite de coco, deixar ferver mais 1 minuto e bater no liquidificador. Colocar a mistura novamente na panela e fazer uma liga com a maisena, deixar ferver mais 2 minutos e completar com o coentro picado, acertar o tempero com sal e pimenta.


Preparação do suflê
Untar com auxilio de pincel a manteiga o interior do recipiente (ramequinho ou tigela com parede reta). Polvilhar a farinha de trigo acima da manteiga e retirar todo o excesso.
Acrescentar as gemas na mistura quente e mexer. Bater as claras em neve até que estejam bem firmes. Misturara as claras com a preparação da moqueca delicadamente. Encher cada recipiente até em cima e assar no forno já aquecido à temperatura de 200° ou termostato 6/7. Deixar cozinhar 15 minutos e servir logo.

Nenhum comentário: