segunda-feira, 15 de outubro de 2012

EU RECOMENDO // Duas portas de história em Barcelona


Por Juan Corbalán (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Barcelona é uma cidade cheia de rinconzitos onde você pode comer muito bem. Especialmente no bairro gótico e na região do porto, áreas mais antigas da cidade, você vai se deparar com portinholas antigas, gerentes mal encarados e uma comida inesquecível, além de muitos lugares turísticos também.
 Andando pela Barceloneta, perto da Plá del Palau e do Palacio de la Llotja de Mar, em uma área com várias lojinhas de produtos importados - ironia do destino - você vai encontrar uma dessas portinholas carregadas de história - inclusive perto do centenário Restaurant 7 Portes. Na verdade, são duas enormes portas de madeira, que dão a impressão de serem as mesmas da época da Navegações. Quando estão abertas elas desvendam um lugar super pitoresco, chamado La Champañeria.
 Um grande balcão de madeira se estende do princípio ao fim do lugar. Patas de jamón  penduradas no teto mantém o aroma espanhol do ambiente e já incitam o paladar. Sempre lotado e barulhento, a Champañeria é um ambiente onde se vende comida boa e espumantes - produzidos pelos proprietários há décadas. De cara dois detalhes chamam muito a atenção no local: não há cadeiras ou mesas e nem lixeiras. Os clientes se acotovelam para chegar ao balcão e pedir suas doses da versão branca ou rosé do vinho servido em taças de Champagne antigas, daquelas que se fazia cascata em casamento…
 Depois de pedir desculpas em vários idiomas - o lugar está sempre cheio de turistas - quando você chegar ao balcão esteja preparado para pedir rápido. Por isso, uma boa olhada nos cartazes acima vai te indicar as dezenas de tipos de sanduíche que são servidos ali - a única opção de comida além dos pratinhos de queijo ou jamón. Atrás do balcão, além dos freezers de bebida, está também a chapa quente onde são feitos os tradicionais bocadillos, não deixe de provar o de sobrasada con queso ou o clássico jamón, queso y pan con tomate.

É uma experiência e tanto pedir uma garrafa do “champagne local”, um bocata e ficar ali observando a movimentação dentro e fora do balcão da Champañeria. Os anos de prática levaram a equipe do lugar a uma dinâmica de trabalho frenética e eficaz. Repare nos pedações de cartolina onde são anotados os pedidos que você faz. E eles dificilmente erram a conta.
 No final, você pode levar vinho e embutidos da melhor qualidade para casa. Todos produzidos pela própria Champañeria, um lugar difícil de se esquecer em Barcelona”.   

LA CHAMPAÑERIA
Carrer de la Reina Christina 7
Quartier El Born
Barcelona - Espanha

(*) Juan Corbalán  é jornalista especializado em gastronomia e diretor de operações da Gastrô Comunicação, agência voltada exclusivamente para o setor de alimentação fora-do-lar. www.gastrocomunicacao.com

Nenhum comentário: