quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AO PÉ DO OUVIDO// Música que vem como brisa


Por Rosualdo Rodrigues
Calor infernal e nenhuma ideia de assunto para preencher esta coluna, obrigação de toda quarta-feira. A quentura é tanta que, quando penso em música, só me lembro de Chove chuva, de Ben Jor, ou Eu e a brisa, de Johnny Alf. Pensei até que, se puxasse pela memória, poderia fazer uma lista de 10 músicas capazes de, pela força da sugestão, nos dá um alívio para o calor intenso...
Mas aí tiro do plástico e ponho para tocar o disco Praianos, de Fernanda Cabral, e penso que não poderia haver, neste momento, algo mais refrescante. Não é por acaso que o primeiro CD da cantora, compositora e atriz brasiliense radicada há 15 anos em Madri tem o nome que tem.

Fernanda cresceu na Paraíba, é amiga de Chico César -- que assina com ela duas músicas e canta uma delas, o maracatu que dá título ao disco –, e isso explica o fato de ela ter gravado esse trabalho entre Madri e João Pessoa – e um pedacinho em São Paulo. Há até participação de músicos paraibanos, como o contrabaixista Xisto Medeiros (Quinteto da Paraíba) e o programador eletrônico Chico Corrêa.


Desde a foto da capa, Praianos está impregnado do clima litorâneo, tem um sabor de brisa, nos lembra o direito à preguiça. Dona de uma voz cheia de sentimento e compositora de notável veia poética, Fernanda é parte de uma geração que absorveu uma gama tão ampla de influências que já não se enquadra em gêneros.

Por isso, passa pelo reggae, maracatu, baião, samba, bossa... Mas essa mistura se dá com elegância, sutileza e uma calma “caymmica”. Consegue fazer um disco intimista e delicado e, ao mesmo tempo, efusivo na sua riqueza rítmica. Moderno e, ao mesmo tempo, profundamente ligado à tradição musical braslleira.
Praianos nem impressiona de saída, apesar de Sinal verde e Valentia não destoarem do resto do repertório, mas, a partir de Praianos, a terceira faixa, ele vai transcorrendo com tanta fluidez e com tanta naturalidade que fica difícil interromper a audição. Parece ter sido feito para ser ouvido assim, do começo ao fim. De preferência, de olhos fechados, e visualizando na imaginação o mar.

Assista ao clipe de Roda meninaPraianos em apresentação ao vivo.

Nenhum comentário: