sábado, 15 de setembro de 2012

GASTRONOMIX // Fetuccine com aspargos e camarões

Aspargos vão bem com quase tudo. E quando passados na manteiga, ganham um sabor todo especial. Bom, para acompanhar essas belezuras verdinhas, resolvi fazer um  mix de cores e sabores: ácido, picante e crocante.

Resolvi testar uma receita para ver no que dava. Foi assim que surgiu essa massa com camarões, molho de tomate frescos, aspargos e um toque cítrico e amarelo do limão siciliano.

Vamos pra cozinha.

Fetuccine com tomate, aspargos e camarões
INGREDIENTES ( 4 pessoas)
- 500g Fetuccine
- 1kg de tomates frescos
- 300 g de camarões
- 2 pimentas dedo de moça sem semente
- ½ cebola roxa média
- 1 maço de aspargos
- ½ limão siciliano
- 50g de manteiga
- Raspas de limão siciliano
- azeite, sal e pimenta a gosto

PREPARO
- Corte os tomates em cubinhos. Pode ser de maneira irregular. Reserve. Faça o mesmo procedimento com a cebola e a pimenta dedo de moça. Os aspargos, hummm, esses vocês podem também cortá-los em rodelas reservando a cabeça dele.

- Numa panela ao fogo médio, coloque um belo fio de azeite. Doure a cebola até ela ficar transparente. Coloque uma pitadinha de sal para ela não amargar... Na sequência, adicione os tomates e mexa. Eles precisam cozinhar entre 15 a 20 minutos.  Experimente e tempere o molho de tomate com suco de meio limão siciliano, pimenta dedo de moça, sal e um pouco de pimenta do reino. Regule tudo ao seu gosto.

- Em uma frigideira quente, despeje um fio de azeite e coloque os camarões. Tempere com sal e pimenta do reino.
 - Em uma outra frigideira, coloque a manteiga e, na sequência, os aspargos para que eles cozinhem e peguem o sabor. Vale um pouquinho de sal. Mexa por 5 minutos e veja se ele está al dente.  Neste ponto, desligue os motores e monte o prato.

- É claro que a massa precisa ser preparada concomitantemente para que o parto chegue a mesa bem quentinho. 

Nenhum comentário: