domingo, 16 de setembro de 2012

EU RECOMENDO // Pequena cidade, grande coração

Por Diego Koppe (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Morei alguns anos na Itália, em cidades pequenas, com poucos habitantes, no intuito de conhecer melhor a cultura deste país que me fascina a cada dia. Durante esse período, um lugar me chamou bastante atenção, a pequena cidade de Costigliole D’Asti, que abriga a escolha do ICIF.

Muitos alunos passaram por esta cidade, alguns turistas e, posso garantir, vários Italianos. Passeando pela cidade, quase que imperceptível, perto do castelo e tantas vinícolas, fica o pequeno restaurante de Diego Bongiovanni. É uma casa quase invisível, com fachada pequena, pouco iluminada e que mais parece um bar.

Na entrada do restaurante, que não tem mais do que 30m², ficam um pequeno bar e 4 mesas. Você é recebido por um maître que lhe oferece uma taça de champagne e pede cordialmente que aguarde. Esperei uns 10 minutos e o maître veio me buscar para me acompanhar até a mesa. Aí que vem a surpresa.

Passando o bar, no fundo da loja, havia uma escada, que levava a um subsolo. Descendo as escadas chega-se a um ambiente de meia luz, bem aconchegante, com não mais do que 7 mesas. Toda a decoração é em cimento queimado e tem lustres espalhados aleatoriamente.
Ao me sentar, o próprio chef Diego Bongiovanni (foto) vem a mesa, se apresenta e como por autoridade, me diz o menu do dia. Achei o máximo! Sem contar que eu não escolhi os pratos, todo o menu foi feito pelo chef e as bebidas foram escolhidas pelo Maître.

O sorvete de Parmesão, servido como entrada foi uma surpresa. As bochechas de Vitelo cozidas lentamente com polenta e servidas com trufas foram um espetáculo a parte. Mas o que mais me impressionou foi o Dolce. Um petit gateau feito de nozes, com recheio de caramelo e um “CD” de chocolate. Sim um “CD” de chocolate, que derrete no petit gateau quente.
 Digo para vocês, essa foi de longe a melhor experiência que tive em termos gastronômicos. Como eu poderia imaginar que no centro de uma cidade tão pequena, pouco conhecida e longe de grandes agitações poderia estar um restaurante com um chef que me mostrou que a gastronomia e a enologia andam juntas.

Viva a Itália”.

Sinòria
Piazza Umberto I, 17
Costigliole D’Asti - Itália
Telefone: + 39 0141 966012

(*) Diego Koppe é chef e proprietário do Babel Restaurante. Ele iniciou sua carreira muito jovem com 12 anos, durante um curso com a Chef Geovana Gastal. O chef também presta consultoria a restaurantes e hotéis por meio do Grupo Diego Koppe, além de ministrar palestras e cursos sobre gastronomia em todo o país e no exterior.

Nenhum comentário: