sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DRINK_ME // Do mingau a cerveja...

Por Juliana Raimo
Como dizia Raul Seixas: “Eu nasci, há dez mil anos atrás...” Se ele nasceu eu não saberia dizer, rs, mas que a velha e consagrada Cerveja, com certeza. 
Segundo o livro de Tom Standage, "História do mundo em seis copos”, a história humana da pré história à era da globalização pode ser contada por meio de de seis bebidas chaves: cerveja, vinho, destilados, chá, café e as colas, que influenciaram os rumos dos acontecimentos e definiram políticas e práticas sociais.

A cerveja é a mãe da introdução do homem ao maravilhoso mundo das bebidas alcoólicas.
A descoberta da cerveja ocorreu na Mesopotâmia (atual Iraque), em meados de 10.000 a.C. e marcou o início das civilizações (onde as tribos nômades passaram a se estabelecer em locais fixos, com a adoção da agricultura). A cerveja tornou-se a base da economia e a necessidade de controlar o estoque impulsionou o desenvolvimento da escrita.

A cerveja, derivada da cevada e do trigo, não foi inventada e sim descoberta. Os grãos selvagens de cereais começaram sendo ingredientes alimentícios relativamente sem peso e, depois, tornaram-se mais importantes depois da descoberta de outras duas propriedades:

1 – Os grãos embebidos em água começam a brotar com gosto doce. Úmido, ele produz a enzima diástase que converte o amido dentro do grão em açúcar maltado ou malte.
2 – O Mingau, resultado do processo acima que fosse deixado parado por alguns dias, passava por uma misteriosa transformação onde tornava-se ligeiramente efervescente e agradavelmente embriagante a medida que a ação de leveduras selvagens no ar, fermentava o açúcar, transformando-o em álcool.

O mingau virava cerveja!
Sendo assim, a cerveja é uma relíquia líquida da pré história do homem e suas origens estão fortemente entrelaçadas com as próprias origens da civilização.


Para consagrar esta bebida histórica, escrevo uma opção de drink com cerveja que criei junto ao meu amigo Ale D’agostino para um evento em São Paulo:


Heineken Sour
                      
Ingredientes    
- 50ml de Gin
- 20ml licor Cointrea ou Curaçao Triple Sec
- 15ml suco de limão tahiti
- Completar com cerveja Heineken

Preparo          
Em uma coqueteleira adicionar todos os ingredientes (menos a cerveja) com pedras de gelo. Bater bem e servir em copo baixo. Completar com cerveja Heineken e um raminho de alecrim.

Nenhum comentário: