segunda-feira, 10 de setembro de 2012

EU RECOMENDO // Brasília familiar

Por Guilherme Lobão (*)
Convidado especial do Gastronomix


“Sou um brasiliense bairrista. E como tal, pode-se abrir restaurante, bistrô, bar ou toda sorte de novos estabelecimentos na capital federal, que nunca deixarei de frequentar e indicar os recônditos mais clássicos do Plano Piloto. Lugares para onde íamos a pé em família, coisa rara de se fazer em Brasília.

São aqueles restaurantes onde os garçons nos chamam pelo nome até hoje e sempre perguntam: "Cadê fulano?". Ora, os funcionários são os mesmos de quando meus pais se casaram.

Por mais ensurdecedor que seja o burburinho de Coco Bambu, Mangai (e, agora, Pampulha), os restaurantes familiares que me vejo sempre estacionando para um almoço de domingo vêm lá dos anos 60 e 70, alguns dos pioneiros da capital.

Falo especificamente do Restaurante Roma, Restaurante China, La Gioconda e Bar do Amigão. Gostaria de incluir na lista o Kazebre 13, saudosa pizzaria da minha infância que ficava na 504 Sul, substituída logo nos anos 80 pelo La Gioconda, na rua das farmácias.

Depois que criei interesse mais profundo e criterioso por comer fora, elenco uma lista enorme de lugares que recomendo, mas não resisti essa oportunidade para fatiar um grande pedaço de nostalgia da minha vida. 
 Começando pelo La Gioconda. Era palco das minhas festas de aniversário (dos meus irmãos, amigos e até hoje de um bocado de gente da família de vez em quando). Como era guri, não ligava para a pizza. Hoje, reconheço que eles não são dos melhores, mas sempre me ganham com a calabresa crocante, a portuguesa sem miséria e uma margherita especial, com tomate pelado, parmesão e manjericão.

Demorei para conhecer o cardápio a la carte do estabelecimento. Aliás, foi só na fase adulta que fui olhar pela primeira vez o menu. Não é grandes coisas, mas sempre que quero comer um paillard de filé mignon com guarnição francesa é para lá que eu vou. 
O China (ali na 103 Sul) é até hoje meu restaurante do coração. É uma das comidas étnicas que mais aprecio - embora o menu não contenha a diversidade da gastronomia chinesa e se acomode em agradar o paladar brasileiro.

É onde você encontrará o melhor e mais crocante rolinho primavera, o primoroso macarrão frito chop suey e único em Brasília onde você pode deliciar o Pato à Xangai (o bicho inteiro num molho com shoyo e broto de bambu) e o Pato à Pequim, que precisa ser pedido com três dias de antecedência devido ao longo preparo para desidratar a ave.

O Roma não entrava nesta lista até começar a namorar minha esposa. Como todo brasiliense, cada família tem um restaurante clássico que a representa. O dos meus sogros era (e é) o Roma, na W3 Sul, altura da 511. Uma decoração antiga, imutável desde o início dos anos 60, quando de sua inauguração. Os mesmos garçons e os mesmos pratos.
O brilhante de restaurantes como estes é que o sabor não muda. Atravessa as décadas e você pode, a hora em que quiser, entrar na máquina do tempo e voltar aos banquetes em família dos idos da infância.
Chego ao Amigão. Este não está no baú de memórias olfativas da infância, mas é o almoço que mais desejo naquele sábado de preguiça de encarar a cozinha, em que no desencontro, ninguém vai almoçar na casa dos pais. Duro é escolher entre o parmegiana e o joelho de porco. A feijoada é das melhores que já encontrei na capital. 
E enfim, vamos ao Roma. Lá, nem olho o cardápio. Apesar de italiano, o menu é meio brasileiro e de cozinha internacional genérica. Algumas massas e pizzas, mas o prato da família é o tal Frango à Maryland. Este é o único prato com peito de frango que ainda como (a ave produz coisas tão mais saborosas…).

Basicão: peito grelhado, limão, ervilhas frescas, arroz branco, batata frita, farofa, banana à milanesa, salada e o imbatível creme de milho adocicado que até hoje não consegui reproduzir em casa. Está é a diferença da comida afetiva: simples e única”.

Restaurante Roma
W3 Sul, CRS 511 - bloco B, loja 61
Asa Sul - Brasília
Telefone: (61) 3346-3434 /7842

Restaurante China
103 Sul, bloco D - loja 2
Asa Sul - Brasília
Telefone: (61) 3224-3339 e 3226-9318

La Gioconda
102 Sul, bloco D - loja 35
Asa Sul - Brasília
Telefone: 3224-4989

Bar do Amigão
506 Sul, bloco B - loja 46
Asa Sul- Brasília
Telefone: (61) 3244-1109
(*) Guilherme Lobão é jornalista e editor da Revista Chef.

Nenhum comentário: