sexta-feira, 7 de setembro de 2012

DRINK_ME // A Lei Seca e o speak easy

Por Juliana Raimo


Por definição formal, um coquetel clássico é definido para um drink que surgiu depois da publicação de Jerry Thomas, em 1887, Bar Tender’s Guide, e antes da “Prohibition” nos Estados Unidos (que durou de 1920 a 1933). Pois, antes deste período, existiam coquetéis tradicionais, mais puros como whisky on the rocks e depois de 1934, a coquetelaria americana se abriu ao mundo.

Na minha interpretação, clássico é um coquetel que se tornou conhecido no mundo inteiro por ser excelente, “um clássico”. Que possui linguagem universal sendo então reconhecido pelo nome em qualquer bar e restaurante do planeta. Normalmente, os clássicos entraram para a IBA (International bartenders Asssociation), o órgão que reconhece o coquetel como oficial. Alguns exemplos são: Manhattan, Negroni. Rob Roy, Old Fashioned, Margarita.

Em 1917, um bartender de origem “african american” chamado Tom Bullock(1873-1964), publicou um livro chamado The Ideal Bartender. Logo depois da publicação, o livro foi proibido pela Lei Seca, pelo período de 13 anos nos Estados Unidos.

- História:
A Lei Seca (“Prohibition”) é uma denominação popular da proibição oficial de fabricação, varejo, transporte, importação ou exportação de bebidas alcoólicas. Essa definição tornou-se famosa após sua edição nos Estados Unidos em 16 de janeiro de 1919, durante o segundo mandato de Woodrow Wilson. Seu cumprimento foi amplamente burlado pelo contrabando e fabricação clandestina e fez surgir os estabelecimentos conhecidos com “Speak Easy.”

A Lei Seca foi abolida em 5 de dezembro de 1933, durante o primeiro mandato de Franklin Delano Roosevelt.

Selecionei alguns drinks que me remetem a esta época e um único com Absinto que recentemente era uma bebida proibida no Brasil.

O tradicional modo de preparo de uma dose de absinto:
 


Tradicionalmente se entorna água fria sobre um cubo de açúcar através de uma colher especial (ver foto). A água dissolve o açúcar e vai diluindo aos poucos a bebida que está no fundo do copo. O açúcar ajuda a mascarar o amargo. A mistura se torna mais opaca gerando uma cor verde esbranquiçada. Normalmente é usada um dose de absinto para 3 a 5 doses de água.

1 – Absinthe Cocktail
 

Encha um mixing glass em ¾ de gelo em pedra, ½ dose de água, ½ dose de Absinto, 02 gotas de angostura bitter e uma colh. de bar de Benedictine. Mexa todos os ingredientes e sirva em taça martini.

2 – Godfather
40ml de scotch whisky
20ml de licor amaretto
Montar em copo old fashioned com gelo

3 -  Godfmother

40ml de vodka
20ml de licor amaretto
Montar em copo old fashioned com gelo

4 – Rob Roy

60ml Whisky escosês
40ml Vermute tinto
01 lance de Angostura

5 – New Yorker

Gelo picado
60ml de Whisky
20ml de suco de limão
01 colh de bar de syrop
01 espiro de Grenadine
Twist de laranja bahia

Adicione tudo em uma coqueteleira sirva em taça martini previamente resfriada e adicione o twist de laranja.

6 – Rusty Nail

60ml de Whisky
30ml de Drambuie
Gelo
Twist de limão

Preparo tudo em um copo baixo e adicione o twist de limão ao final.

Fontes:
- Loja do Bispo, rua melo alves 278 Jardins 55 11 3064 8673
- Livro 173 Pre-Prohibition Cocktails, by Tom Bullock, Howling at the Moon Press

Nenhum comentário: