sábado, 29 de setembro de 2012

ABOBRINHAS // Entre alfaces

Luciano Milhomem
Colunista de Alimentação Natural do Gastronomix


Quem decidir parar de comer carne deve se preparar para os engraçadinhos. Eles estão em toda parte e sempre prontos a perder um amigo, mas não a piada. A preferida deles é com alfaces. Na verdade, são muitas piadinhas, todas bem parecidas. Associam a morte de um animal com a morte de uma alface, ou seja, segundo os engraçadinhos, quem come vegetal também é responsável pela morte de um ser vivo. Uma falácia, claro, mas que faz (ou quer fazer) alguns rirem.
Como piadas não são mesmo para se levar a sério, reproduzo algumas aqui sem temor de ofender vegetarianos. O leitor julgará por si próprio se elas realmente merecem que os adeptos da dieta sem carnes se irritem com elas.

Na festa de fim de ano do Clube dos Vegetarianos, o presidente começa seu discurso:
--
Vou ser breve, senão o nosso jantar murcha!
Quando parar de dar gargalhadas, o leitor pode ler mais esta:

O que o canibal vegetariano come?
-- A planta do pé e a batata da perna.
Há, inclusive, as “picantes”:

Sabe qual é o cúmulo dos vegetarianos?
--- É levar uma mulher pra trás da moita e... COMER A MOITA!
Sabe por que a vegetariana não goza?
-- Para não ter que admitir que um pedaço de carne lhe dá prazer.


Os realmente criativos apelam para desenhos e até tirinhas:

É claro que muitos engraçadinhos são somente isto mesmo: engraçadinhos. Não há maldade neles. Mas uma busca na internet pode levar a descobertas curiosas. Há mesmo quem afirme odiar vegetarianos. Acusa-os, por exemplo, de arrogantes. Não duvido de que haja vegetarianos que se julguem superiores porque não comem animais. Há muitos, porém, que estão se lixando para o que os outros comem. Apenas se sentem melhor com uma alimentação mais “verde”.

Não sou psicólogo, mas tenho cá meus palpites. Suspeito de que os mais implicantes, os mais incomodados com a existência de vegetarianos, sentem um misto de culpa e inveja. No íntimo, gostariam de não sentir tanta paixão por carne animal, mas não conseguem parar de consumi-la. Então, projetam essa frustração nos vegetarianos. Realmente, não sei se estou certo, mas não me surpreenderia se estivesse -- ao menos em alguns casos.

Fato é que uns e outros estarão muito melhor se continuarem no campo verde e florido da brincadeira. Que falem abobrinhas! Sem trocadilho.

Um comentário:

wair de paula disse...

Por questões alheias à minha vontade, durante um ano e meio o cardápio em casa foi vegetariano. Claro, qando eu estava sozinho ou viajando descontava um pouco, mas para aqueles que sabem cozinhar, dá para ser vegetariano sem oferecer refeições insipidas ou sem atrativos.