quarta-feira, 19 de setembro de 2012

AO PÉ DO OUVIDO//Aprovada no teste de DNA


Por Rosualdo Rodrigues
Mais uma geração da família Caymmi entra em cena. Filha de Danilo, neta de Dorival, sobrinha de Nana e Dori, Alice Caymmi estreia com um disco simpático, em que deixa bem expostas as influências familiares, mas também dá sinais de que busca caminhos próprios.
 Como intérprete, o jeito de cantar, a impostação vocal tem muito a ver com Nana. Como compositora, ela cria canções que caberiam como luva na voz da tia e que, em alguns momentos, remetem ao universo do avô – particularmente, nos climas e nas referências a mar, vento, lua... Tanto é que Sargaço mar, de autoria de Dorival -- uma das duas faixas do disco não compostas por Alice – se encaixa perfeitamente no clima das criações próprias.
 Mas a segunda faixa de autoria alheia indica que os ouvidos da jovem cantora e compositora estão atentos a outras referências musicais além das familiares: um cover de Unravel, de Bjork. Em entrevistas ela já disse que, depois da família, a cantora islandesa é sua principal influência. Mas não é a única: no YouTube rola o vídeo de uma apresentação em que ela canta Rid of me, de P. J. Harvey...
 
Considerando que  Alice tem apenas 22 anos, o álbum que leva apenas o nome dela (e que sai pela Kuarup) não deixa espaço para muitas cobranças. É um disco bonito, sincero e intenso, que desenha uma criadora e intérprete de personalidade forte o suficiente para se firmar em trabalhos seguintes. É o que se percebe, por exemplo, na letrista, cujo estilo é reconhecido de saída: letras curtas, mensagem direta, mas poética.
Outro sinal de que ela sabe aonde quer ir é o fato de ter tido pulso na produção do disco. "Fiz o disco todo, depois é que veio o produtor. Na segunda fase de trabalho já estava tudo pronto. Eu palpitei em tudo, nos arranjos, timbragens e até na estética do CD. Sou chata", falou ao Diário do Grande ABC. E disse mais: "Vou ver como vai reverberar esse disco. Mas estou doida para começar a criar. Preciso mudar de foco. Já sei para qual caminho irei". É esperar pra ver.

Nenhum comentário: