terça-feira, 18 de setembro de 2012

GASTRONOMIX// O linguado do Suez


Hoje temos uma receitinha bem leve, ideal para estes dias quentíssimos (pelo menos em Brasília). A criação é do chef Alex Fediczko, do restaurante Suez, que surgiu na Granja Viana, em Cotia, interior São Paulo, e desde dezembro está instalado nos Jardins, na capital paulista. Mais exatamente na Oscar Freire (apesar da localização, a página do Suez no Facebook informa que os preços dos pratos vão de R$ 30 a R$ 50, o que, convenhamos, não é muito para a rua aonde não se deve ir quando se quer fazer economia). 



Linguado com risoto de limão siciliano (2 porções)

2 filés de linguado
100g de farinha de trigo
150g de arroz arbóreo
½ cebola
60ml de vinho branco
1 limão siciliano
70g de manteiga
100g de queijo parmesão
Aproximadamente 300ml de caldo básico de frango
Preparo

Linguado:
Tempere o linguado com sal e pimenta branca, polvilhe farinha de trigo dos dois lados e grelhe, em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite, até obter uma cor dourada.

Risoto de limão siciliano:
Em uma panela derreta a manteiga, refogue a cebola até ficar transparente, adicione o suco de ½ limão siciliano e espere evaporar. Acrescente o arroz arbóreo e, em seguida, o vinho branco. Espere evaporar e adicione, aos poucos, o caldo.

Quando atingir o ponto desejado, finalize  o risoto com a manteiga, parmesão e raspas da casca do limão.

Monte o prato de uma forma harmônica.

O chef:
De avô ucraniano e avó espanhola, Fediczko, 30 anos, se familiarizou com a cozinha ainda na infância e leva para o menu do Suez uma miscelânea de estilos, embora o Suez seja apresentado como um restaurante de culinária mediterrânea. Ele é formado pelo Senac de Campos de Jordão, e já teve experiências em restaurantes de Portugal e do México.

Restaurante Suez
Rua Oscar Freire, 155 – Jardins
Fone: (11) 3081-7909

Granja Viana
Estrada do Capuava, 4227
Granja Viana - Cotia
Fone: (11) 4616 0241



Nenhum comentário: